Machine Learning e a Inteligência Artificial poderão criar 69 milhões postos de trabalho em todo o mundo até 2027

A Machine Learning e a Inteligência Artificial chegaram para modificar a forma de trabalhar em todo o mundo e estima-se que, até 2027, criem 69 milhões de vagas de trabalho, segundo o relatório Future of Jobs 2023, do Fórum Económico Mundial.

 

Entre outras utilizações, as ferramentas de Machine Learning têm sido aplicadas com «relativo sucesso na geração de escalas um pouco por todo o mundo». A adequação do modelo ou modelos escolhidos a cada país está sempre dependente da legislação laboral de cada região e da sofisticação e registo histórico digital que a própria empresa tem, mas esta é já uma utilização imprescindível para as empresas que visam antecipar imprevistos e impulsionar as suas vendas.

Para José Pedro Fernandes, vice-presidente da Sisqual® WFM, empresa de software de Workforce Management, a «geração de escalas é uma área impactante na força de trabalho e, por isso mesmo, deve ser encarada com muita responsabilidade. Dependendo dos problemas/restrições a resolver em cada escala e do sector ou serviço em questão, a necessidade e dinâmicas de trabalho são diferentes. Não deverá ser assumido que o que funciona num sector vai automaticamente funcionar noutro».

Por este motivo, recomenda que «estes projectos sejam implementados e supervisionados por equipas experientes começando sempre pela implementação de ferramentas que permitam assegurar a qualidade e fiabilidade dos dados históricos».

Para que se possa alimentar os modelos de Machine Learning com dados de qualidade, é necessário garantir uma análise cuidada às restrições a impor e ter um suporte digital das escalas que possa ser utilizado como aprendizagem para os algoritmos. É exactamente neste ponto que está a dificuldade de muitas empresas, pois não têm um registo de escalas consolidado com regras claramente identificadas e que permitam a criação de escalas que são possíveis de aplicar na prática e com benefícios financeiros e de qualidade de vida dos seus trabalhadores.

«A tecnologia é composta por vários tipos de modelos e algoritmos que conseguem, quando combinados na fórmula certa e com dados de qualidade, resolver alguns problemas complexos da geração de escalas de uma forma mais rápida», explica José Pedro Fernandes, adicionando que «existem muitas restrições que estão ligadas à legislação laboral e outras de foro ético que tornam a tarefa de geração de escalas viáveis um processo em contínua melhoria».

«Recomenda-se que seja sempre aplicado um processo de supervisão sobre o trabalho gerado pela Machine Learning de forma a garantir que as escalas continuam a ser adaptadas correctamente ao longo do tempo às necessidades do cliente à medida que o contexto de mercado muda», acrescenta.

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