Mais 50% dos portugueses acha que não ter​á​ direito a reforma em 2040

Cerca de 51,4% dos portugueses acham que em 2040 já não existirão recursos financeiros para garantir a reforma. Esta é uma conclusão de um estudo sobre o comportamento dos portugueses com 55 ou mais anos, promovido pela Ageless Portugal, e levado a cabo pela Multidados.

Já 63,5% consideram que foram as pessoas com 65 ou mais anos os mais afectados com a pandemia vivida nos últimos dois anos.

Do painel inquirido, 66,1% refere que ainda se encontra a trabalhar por não ter a idade legal para se reformar. Já 54,6% admite que não o faz para não sofrer cortes nesta pensão. Apenas 13,2% mantêm-se activos “para se sentirem ocupados/produtivos” ou porque “têm gosto pelo trabalho que desempenham”.

Dos respondentes não activos, 59,2% refere que está nesta condição em virtude das suas poupanças ao longo da vida ou da reforma actual.

No campo do consumo, e enquadrado no mercado da longevidade (silver economy), um quarto dos inquiridos revela que não existe diversidade na oferta de produtos e serviços adaptados às suas necessidades. 51,2% destes afirmam que não existem produtos/serviços focados para a sua faixa etária, sendo semelhantes aos dos mais novos, enquanto que 29,3% admite que os produtos não se adequam às preferências da sua idade.

Já 20,7% estão mesmo convictos que as marcas estão orientadas para os mais jovens e que simplesmente “não lhes interessa” o seu segmento.

Ler Mais