Mais de 50% das empresas utilizam Inteligência Artificial e Internet das Coisas nos seus processos empresariais

O estudo “Connecting the future of business” da Kaspersky revelou que mais de 50% das empresas implementaram a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) nas suas infraestruturas. Além disso, 33% planeiam adoptar estas tecnologias interligadas no prazo de dois anos. 

A investigação concluiu que a IA e a IoT já são utilizadas por 54% e 51% das empresas, respectivamente. Uma em cada três empresas, que ainda não as utiliza, planeia adoptá-las nos próximos dois anos. Os Data Spaces são utilizados por 32% das empresas, sendo que quase metade (49%) tenciona utilizá-los num futuro próximo.

As restantes tecnologias interligadas são utilizadas por apenas uma em cada cinco empresas (20-21%) participantes no estudo. Mais de 70% estão a considerar integrá-las em breve nos seus processos empresariais

À medida que a IA e a IoT estão cada vez mais difundidas, cresce também a sua vulnerabilidade a novos vectores de ciberataques. De acordo com o estudo, 16-17% das organizações pensam que a IA e a IoT são “muito difíceis” ou “extremamente difíceis” de proteger, enquanto apenas 8% dos utilizadores de IA e 12% dos proprietários de IoT acreditam que as suas empresas estão totalmente protegidas.

No entanto, segundo o estudo, quanto menos generalizada for a implementação das tecnologias, mais difícil é para as empresas protegê-las e vice-versa. Por exemplo, a AR/VR e a 6G, menos adoptadas, são as tecnologias mais difíceis de proteger com mecanismos de ciberdefesa, algo manifestado por 39-40% das empresas.

O estudo inquiriu 560 líderes sénior de segurança em tecnologias de informação (TI) da América do Norte, América Latina, Europa, Médio Oriente, África, Rússia e Ásia-Pacífico.

Ler Mais