
Mais de 60% dos gestores de pessoas acredita que as suas organizações vão retomar a actividade normal até Setembro
Apesar do 62% dos gestores de pessoas e profissionais de Recursos Humanos (RH) portugueses reconhecerem que o impacto económico-financeiro da pandemia se traduziu numa redução significativa e muito significativa da sua actividade normal, 41% revelam que as suas organizações já a retomaram e 20% acredita que o irá fazer até Setembro deste ano. A conclusão é do Coronavirus Recovery Survey realizado pela Stanton Chase Portugal.
O estudo mostra ainda que a COVID-19 veio acelerar a transição para os novos modelos de negócio, assentes numa óptica de crescimento e consolidação do trabalho remoto (72%) assim como numa maior flexibilidade nos horários de trabalho (35%), consequências apontadas pelos Gestores de Pessoas como sendo mais relevantes.
Para fazer face a esta transição, as competências de adaptabilidade e resiliência (72%), e a liderança de equipas remotas (46%) são as que os profissionais de recursos humanos julgam ser mais relevantes.
Numa perspectiva futura, a maioria dos gestores de pessoas mostra-se optimista quanto à evolução do negócio nas suas empresas (57%). No entanto, o COVID-19 trouxe às Organizações e aos seus gestores novas exigências, considerando como áreas prioritárias de investimento o Coaching de Lideranças (43%), a consolidação duma cultura agregadora que contribua para o negócio (42%) e a formação de novas competências (40%).
Para José Bancaleiro, Managing partner da Stanton Chase Portugal «os resultados revelam que as empresas tiveram a capacidade de se adaptar rapidamente e que, resilientemente, muitas delas estão a aproveitar este processo de transformação para criar as bases necessárias para responder a desafios cada vez mais exigentes.»
O estudo decorreu durante o mês de Julho e contou com a participação de cerca de quatro centenas de gestores de pessoas.
Estudo completo aqui.