Mais de 90% das empresas não cumpriu objectivos de transformação digital no ano passado

Um estudo sobre a realidade da transformação digital das empresas em 2023 e as perspectivas para o ano corrente, da CI&T da especialista hiperdigital global e do Global CxO Institute, mostra que 93% das empresas inquiridas não cumpriu os seus objectivos de transformação digital no ano passado.

 

Apesar dos obstáculos, o inquérito indica que os orçamentos digitais e tecnológicos deverão aumentar em 2024, uma vez que as empresas estão a investir esforços redobrados para cumprir os objectivos de transformação digital.

A necessidade de um retorno do investimento digital mais elevado, a inflação e a instabilidade macroeconómica significam que este dinheiro extra deve ser gasto de forma mais eficiente. Importa também referir que os inquiridos que atingiram ou ultrapassaram os seus objectivos de transformação digital no ano passado estão muito mais propensos a considerar a melhoria da eficiência como uma prioridade máxima.

Outro dos principais pontos de interesse dos líderes tecnológicos é a adopção de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) generativa, que já estão a revolucionar as eficiências operacionais em vários sectores. Embora ainda exista algum cepticismo, particularmente entre quem tem mais dificuldades em cumprir os objectivos de digitalização, os dados do estudo sublinham uma clara correlação entre o sucesso e a crença no poder transformador da IA generativa.

De facto, 76% dos inquiridos utiliza ou planeia implementar IA generativa nos próximos 18 meses, tornando evidente que as organizações estão a reconhecer cada vez mais o potencial desta tecnologia para simplificar processos e impulsionar a inovação a um ritmo mais acelerado. Os líderes também partilharam que a orquestração da organização é a área onde consideram que a IA generativa pode gerar mais melhorias de eficiência nas suas organizações.

Ler Mais