Marriott investe na responsabilidade social em Portugal

Já lá vão quase três anos desde a criação do Business Council Portugal, um programa através do qual o grupo hoteleiro Marriott fortalece a cultura organizacional e o apoio à comunidade. São várias as acções previstas para este ano.

 

Em Portugal, este projecto está a ser implementado por nove hotéis de diferentes marcas do grupo Marriott (detido pelos tailandeses da Minor), quer em regime de management, como em franchise. Inclui o AC Hotel Porto, o Lisbon Marriott Hotel e Marriott Praia D’el Rey Golf & Beach Resort, Sheraton Cascais Resort, Sheraton Hotel Lisboa & Spa e Sheraton Porto & Spa, Ritz Carlton Penha Longa Resort, Pine Cliffs Hotel, FonteCruz Lisboa Autograph Collection.

O conselho empresarial é constituído pelos directores-gerais das várias unidades e está dividido em comités, sendo que as reuniões ocorrem de forma regular para discutir as várias iniciativas e parcerias que irão desenvolver em conjunto, entre as quais: acções junto de parceiros de negócios, governo local, instituições de caridade e organizações ambientais, fornecedores, clientes e funcionários. Cabe a cada um definir metas, tendo ao seu alcance várias ferramentas que medem a contribuição de cada hotel, quer seja em doações em dinheiro, como em espécies.

Entre as principais acções ainda previstas para este ano estão:

– Formação e integração profissional de jovens em risco nos hotéis da cadeia Marriott;
– Terceira edição da Marriott International Portugal Charity Race: evento de apoio às Aldeias de Crianças SOS;
– Campanha “You Eat We Give” de recolha de fundos o qual o Lisbon Marriott e o Penha Longa doam um euro por cada almoço ou jantar servido nos seus restaurantes às Aldeias de Crianças SOS;
– Criação de oportunidades de carreira para jovens das Aldeias de Crianças SOS;
– Certificação e formação de colaboradores nos vários hotéis;
– Oferta de estadias de fim-de-semana às famílias das Aldeias de Crianças SOS de Bicesse;
– Hotel Network: encontros de “networking”, em ambiente informal, efectuados nos vários hotéis da cadeia Marriott em Portugal. Em 2018, participaram cerca de 300 pessoas;
– Celebração da Hora do Planeta: Apoio à iniciativa da WWF “Vem pedalar pela hora do planeta”;
– Celebração do “Environment Awareness Month”;
– Certificação Green Key: quatro hotéis obtiveram esta certificação ambiental em 2018;
– Consumo sustentável de pescado : Parceria com a WWF no projecto “Fish Forward”;
– Celebração do “Spirit to Serve our Communities Day” – atividade que consiste na plantação de árvores a realizar com a Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Em 2018, os colaboradores dos vários hotéis reabilitaram o Parque de Merendas “Pedras Irmãs”;
– Apoio à Re-Food: em 2018, foram doadas cerca de 3900 refeições;
– Organização de uma colheita de sangue em conjunto com o Instituto Português de Sangue e de Transplantação;
– Plogging = Pick & Jog: actividade que alia a recolha do lixo à corrida nas proximidades dos vários hotéis Marriott.

Além de todas estas actividades, o grupo refere que «o Portugal Business Council desenvolve várias iniciativas focadas no mercado, acções de vendas e marketing e procura desenvolver açcões com parceiros de negócio estratégicos/representantes do Governo e associações procurando desta forma fortalecer as relações a através da junção de sinergias apoiar a comunidade».

Ler Mais