MC reconhece contributo das suas pessoas e torna-as o(s) rosto(s) da marca

O envolvimento dos colaboradores que dão diariamente o rosto e a voz pelas várias marcas da MC é agora reconhecido numa campanha de employee engagement, que coloca as pessoas no centro.

 

Por Tânia Reis

 

Consciente da importância da valorização e satisfação na promoção do bem-estar dos colaboradores, a MC lançou recentemente um projecto da área de People. A Human Resources Portugal conversou com Diana Cruz, senior People manager da MC, para perceber melhor o que está por trás da iniciativa “Esta é a minha marca”.

«De forma objectiva, este projecto resulta da vontade de darmos palco às nossas equipas das operações, colegas com um enorme know-how, compromisso, que dedicam o seu dia-a-dia a satisfazer os nossos clientes e que tão bem representam cada uma das nossas insígnias», começa por explicar Diana Cruz.

A satisfação por via do reconhecimento do colaborador do seu domínio de expertise está espelhada em “Esta é a minha marca”, assinatura que «representa “A Marca” de todos aqueles que, no desempenho das suas funções, são fundamentais para a construção e sucesso das nossas insígnias e áreas de negócio».

Além da marca que cada colaborador representa, o claim encerra em si o que cada um deles acrescenta à sua função, fruto do seu know-how e compromisso. «O maior objectivo é o reconhecimento da contribuição de cada colaborador que, com o seu trabalho, deixa a sua marca em cada cliente que visita as nossas lojas.»

Segundo a responsável, este projecto representa a relevância de mostrar todo o envolvimento daqueles que diariamente dão o rosto pela marca, reconhecendo a singularidade do universo MC, fruto da riqueza das suas histórias e diversidade de perfis.

Na verdade, o mote “Esta é a minha marca” agrega várias iniciativas que se foram criando ao longo do último ano. O caminho foi trilhado internamente, potenciando sinergias entre equipas, que se envolveram activamente para o «resultado que hoje podemos apresentar».

Com a sua génese num projecto amplo de employee experience, e com a pretensão de explicitamente empoderar os colaboradores como o rosto das suas marcas, a MC foi identificando especialistas das mais variadas áreas e funções, ampliando a notoriedade sobre o seu domínio de expertise, a nível interno e externo, na partilha de vídeos e conselhos úteis sobre as mais variadas temáticas em contexto de Feiras Promocionais no Continente. Nessa playlist, contam já com especialistas de Vinhos, Charcutaria, Beleza, Talho, Padaria, Vida Saudável, Pet- Care, Puericultura, entre tantos outros que em breve se irão juntar.

«Os nossos especialistas foram chamados à acção, como verdadeiros actores a representarem o seu próprio papel», explica a gestora. Começaram nas feiras temáticas, avançaram para participação televisiva, «onde puderam mostrar o que fazem como ninguém, cheios de orgulho, sorriso rasgado e um brilho intenso no olhar».

De iniciativa em iniciativa, compreenderam a relevância de ter um elemento agregador que se materializou no “Esta é a Minha Marca”, que conta com um grafismo que simboliza a mensagem a transmitir e uma imagem visual empática com o esboço de um sorriso, que traduz «toda a satisfação e envolvimento».

E o envolvimento e feedback dos mais de 33 mil colaboradores está a ser bastante positivo. «Nas palavras de quem tem estado envolvido no projecto, a felicidade pelo reconhecimento, a superação dos desafios num contexto de maior visibilidade, a experiência pela participação e a troca de sinergias entre insígnias, lojas e geografias distintas de norte a sul do País e ilha da Madeira, têm sido comentários recorrentes que nos enchem de orgulho e motivação» que, além de potenciarem a employee experience, constituem um desafio para fazer diferente e melhor a cada dia.

Quando se fala de Gestão de Pessoas, a MC encara os desafios como oportunidades de aprendizagem e natural crescimento e desenvolvimento das suas pessoas. O sector do retalho lida com desafios prementes de novas tendências, tecnologia, inovação e a «empatia como essência da relação comercial que se estabelece, exigindo uma capacidade de antecipação e necessária aprendizagem para entregar a melhor experiência ao cliente ». Se por um lado estão os desafios, por outro constituem oportunidades de crescimento e a consequente promoção de uma cultura de aprendizagem contínua, explica Diana Cruz, que considera fundamental dar espaço a projectos como este, que criam condições para que «pessoas felizes e realizadas» trabalhem melhor, com uma clara mais-valia para os colaboradores e para a empresa.

Essa aprendizagem contínua materializa-se num investimento na formação que garante a sustentabilidade do negócio e contribui para uma employee experience de excelência. Competências essenciais como «a empatia e a proximidade junto ao cliente» são endereçadas no processo de formação, especialização ou reconversão de carreiras. Para a responsável, ter competências certas, no lugar certo e no momento adequado é «fundamental para o atingimento dos nossos objectivos estratégicos».

Não obstante a existência de várias marcas dentro de uma marca, a directora garante que a identidade corporativa da MC tem «uma “personalidade” forte, mas permeável a que cada marca tenha a sua própria representação», e é vivida por todos de «forma única, especial e diferenciadora ». De facto, realça que um dos aspectos marcantes no vídeo promocional, que reúne as várias insígnias da MC, é precisamente o alinhamento da narrativa e a construção comum do conceito subjacente, não obstante as particularidades do próprio negócio e, consequentemente, dos colaboradores que dão rostos às várias marcas.

A verdade é que cada marca constitui a essência de cada um que «nos diferencia, que nos complementa e fortalece, que nos torna #Extraordinários Juntos», e isso é visível nos conselhos e dicas dados aos clientes, no serviço prestado, no cumprimento diário com um sorriso, como consta no vídeo, “sorriso de bem-vindo e de bem-estar”.

Com sinergias criadas entre várias direcções, o projecto transversal, explica, seguiu um caminho natural e crescente, envolvendo, com o máximo de entrega em prol de todos, os que «no Continente, na Bagga, na Cozinha Continente, na Go Natural, na Wells, na Dr Wells, na Note, na ZU, na Home Story, na Logística e no Online, dão o máximo para que o cliente tenha a melhor experiência de compra, se sinta bem aconselhado e com data de regresso agendada». Para a gestora, quando Operações, People, Marketing, Comercial e Concepção Loja se juntam, cada um com as suas valências, todos com a mesma vontade e com o melhor propósito, o «resultado aparece e enche-nos de orgulho e aguça-nos a ambição de continuar a fazer crescer as nossas pessoas».

Partilhar com os colaboradores informação privilegiada sobre a estratégia comercial subjacente a cada feira promocional, esclarece, é a forma explícita de os reconhecer como Embaixadores da marca e que a sua experiência é levada «muito a sério». A esse propósito, destaca o live event organizado recentemente que, em contexto de lançamento da Feira de Vinhos, Enchidos e Queijos, juntou mais de 200 unidades e mais de 800 colaboradores no Workplace, a rede interna da empresa, com o propósito de enquadramento e valorização dos especialistas intervenientes na feira.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Outubro (n.º 142) da Human Resources.

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