Milestone: A felicidade como estratégia para aumentar a produtividade

A Milestone segue uma estratégia centrada nas pessoas que privilegia a excelência da experiência de colaborador, desde o momento da atracção.

 

Para promover uma cultura de felicidade e bem-estar, esta empresa desenvolve um conjunto de práticas com a finalidade de dar resposta aos novos desafios que se colocam na área do bem-estar físico, psicológico e social. Assim, a Milestone investe em modelos de trabalho flexíveis para ir ao encontro das necessidades dos colaboradores, sem descurar o foco na cultura de proximidade. Destaca-se ainda uma aposta no desenvolvimento das competências das equipas, essencial para a garantir uma elevada performance e capacidade de adaptação às constantes mudanças.

Para promover um ambiente de trabalho mais feliz e saudável, a Milestone tem «uma abordagem holística que incorpora as dimensões do bem-estar físico, emocional, financeiro e social», explica Rita Carvalho Marques, Happiness manager & Global MKT da Milestone.

No âmbito da dimensão física do bem-estar, a empresa coloca à disposição dos colaboradores aulas de yoga, jogos de futebol e de padel, massagens no escritório, uma app nutricional que acompanha e promove uma alimentação saudável, e ainda um conjunto de workshops realizados ao longo do ano.

Por outro lado, no que diz respeito ao bem-estar emocional e mental, a empresa destaca sessões de mindfulness, um programa de apoio psicológico com consultas gratuitas, sessões individuais de coaching e workshops com temáticas como o sono e gestão de tempo, desacelerar, técnicas de respiração entre outros.

Igualmente importante é a componente social do bem-estar e, neste âmbito, a Milestone refere momentos como a festa de aniversário da empresa (que serve como kickoff anual); os eventos trimestrais; uma bolsa de mérito para os filhos dos colaboradores; prémio de conclusão de ciclo de estudos; prémio por completar uma década na empresa; Awareness Awards: reconhecimento para as pessoas mais envolvidas com a empresa; prémio Personalidades do Ano; Referral Program: reconhecimento pela referenciação de pessoas; e Milebaby: sessões fotográficas para os pais recentes.

Já na dimensão financeira, a empresa desenvolve workshops sobre literacia financeira e estabelece parcerias com vantagens exclusivas para os colaboradores com bancos, ginásios, telecomunicações e clínicas, entre outras entidades.

Para Rita Carvalho Marques, «os índices elevados de bem-estar e felicidade são, para a Milestone, um factor crítico para a atracção e retenção de talento. Nesse sentido, nos últimos anos, temos vindo a alocar uma percentagem do nosso orçamento anual a práticas e políticas de bem-estar».

O sucesso destas práticas e iniciativas é medido através de um conjunto variado de questionários que vão sendo implementados ao longo do ano, bem como da taxa de absentismo e abandono da empresa. Além disso, a Milestone desenvolveu uma aplicação analítica (HxM) que apoia a análise e antecipa a saída de um colaborador.

«Além de permitir melhorar fluxos de trabalho e automação de processos, a tecnologia permite-nos monitorizar indicadores que nos ajudam a agir com maior precisão na definição e implementação de estratégias de bem-estar», explica Rita Carvalho Marques. E é com a ajuda da tecnologia que a Milestone conclui que em 2022, o engagement dos colaboradores aumentou em 15%, o sentimento de pertença, em 10%, e o absentismo reduziu. No último ano, a empresa prestou 4300 horas de formação; de referir ainda que existem 38% de mulheres na empresa e 40% de mulheres em cargos de liderança; e há colaboradores de cinco nacionalidades diferentes.

BENEFÍCIOS E PROGRAMAS
Esta cultura de felicidade e bem-estar tem, segundo a Milestone, benefícios para empresa e para os colaboradores. Da parte da empresa Rita Carvalho Marques refere maior envolvimento, maior sentimento de pertença e motivação por parte dos colaboradores, o que faz com que a produtividade e imagem da empresa saiam reforçadas. No que diz respeito ao colaborador, através das práticas implementadas, este «sente-se muito mais feliz, seguro e reconhecido. Isso ajuda a melhorar a sua relação com a empresa, trazendo maior bem-estar e alegria».

A responsável acrescenta que «não olhamos para a estratégia de well-being de forma isolada, mas sim interligada com toda a nossa estratégia de gestão de pessoas (desenvolvimento e formação, gestão de performance, reconhecimento, benefícios e liderança). A nossa liderança e as nossas equipas valorizam a cultura de feedback que promovemos na empresa, sendo o mesmo recolhido através de diferentes mecanismos. Percebemos que a diversidade de práticas e benefícios é a chave para responder aos múltiplos perfis e interesses. Contudo, o ambiente de trabalho, a proximidade, a transparência e o respeito pela diversidade assumem grande relevância para as nossas pessoas».

A Milestone conta ainda com um conjunto de programas criados para dotar as pessoas de ferramentas que promovem a felicidade, a satisfação e o equilíbrio. As iniciativas na área de happiness e bem- -estar dividem-se, assim, em cinco grandes temas: mecanismos de transmissão da missão, valores e cultura da empresa; reconhecimento; wellbeing; desenvolvimento pessoal e profissional; benefícios e salário emocional. Em cada um destes grandes temas existe um conjunto de iniciativas que servem as necessidades levantadas pelos colaboradores e que são revistas anualmente.

No que diz respeito ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores, a Milestone tem um modelo de flexibilidade sob o lema “Total liberdade com total responsabilidade” que se tornou ainda mais visível no pós-pandemia. De acordo com Rita Carvalho Marques, a decisão desta flexibilização teve como base a auscultação dos colaboradores. E, «com a transformação dos modelos de trabalho, cada vez mais digital, foi essencial a utilização de tecnologia que permita melhorar a experiência de colaborador e promover o bem-estar das pessoas».

DESAFIOS
A Happiness manager da Milestone destaca como grande desafio, nos dias de hoje, a necessidade de atrair e reter talentos, uma dificuldade que considera transversal no tecido empresarial português. «Para atrairmos e retermos talentos, temos de ter uma cultura muito forte. Procuramos todos os dias alinhar essa cultura com a estratégia da empresa. Um dos factores mais desafiantes é o stress, que é tratado de várias formas. Existe uma preocupação muito grande relativamente à saúde mental e emocional das pessoas. Partilhamos variadas ferramentas numa dinâmica de workshop e, além disso, temos apoio psicológico e sessões de coaching que estão à disposição dos nossos colaboradores».

Ainda no que diz respeito à retenção de talento, todas as práticas da Milestone têm como objectivo dotar os colaboradores de ferramentas que permitam alinhar a sua vida pessoal com a vida profissional, focando as motivações individuais, o nível de carreira e um permanente feedback. Para isso, existem ferramentas de comunicação internas eficazes e simples, através de meios digitais que promovem a proximidade das pessoas:
1. Construção um espaço agradável e harmonioso para se trabalhar.
2. Fomentar o feedback. Acções de mentoring, avaliação de desempenho e reuniões de equipas, entre outros.
3. Desenvolvimento de iniciativas que promovam a inteligência emocional e o autoconhecimento através de workshops de sensibilização com temas como alimentação saudável, postura, mindfulness, correr com sentido.
4. Realização de eventos internos de equipa como sessões de brainstorming, eventos de apresentação de resultados, eventos de socialização, acções de teambuilding, etc.
5. Construção de um pacote de incentivos diferenciador para premiar a equipa de várias formas: Milebabys, Milestone Club, Refferal Program.
6. Criação de jogos que promovam a socialização, o sentimento de pertença e a alegria no trabalho: HappyVouchers e Mile Food Sharing, entre outros.
7. Flexibilidade laboral: total liberdade com total responsabilidade. O mais importante é que as pessoas possam conciliar a sua vida pessoal com a profissional, trazendo mais tranquilidade e menos stress.
8. Medir constantemente o grau de felicidade das pessoas através de surveys e processos internos.
9. Desenvolver uma estratégia de sustentabilidade e responsabilidade social que passa pelo individuo, a sociedade e o Planeta.

No próximo ano, a empresa pretende apostar na continuidade desta estratégia. Com base nos resultados das avaliações feitas pelos colaboradores e os inputs dados, «vamos ajustar a nossa estratégia na criação de um conjunto de iniciativas que promovam o desenvolvimento individual e o alinhamento colectivo, não esquecendo também a estratégia da empresa. Todos os factores devem ser devidamente calibrados para que possam caminhar lado a lado para um futuro promissor e de sucesso».

Actualmente com 13 anos de existência, o propósito da Milestone continua a ser a criação de um impacto positivo nos clientes e um futuro melhor para as suas pessoas através de agilidade, inovação e tecnologia. «Queremos ser reconhecidos entre os melhores na classe pelos clientes e parceiros, o que nos permite atrair os maiores talentos. É com esse sentimento que todos os dias tentamos tornar a vida melhor a quem trabalha na Milestone. Por isso somos reconhecidos pelo mercado e internamente como: 1.ª empresa mais feliz para trabalhar em Portugal 2023; Best Mental & Emocional Strategy nos Wellbeing Awards 2023; Top 3 em People Choise nos Wellbeing Awards 2023; 5.ª Melhor empresa para trabalhar.

Este artigo faz parte do Especial “Felicidade” publicado na edição de Dezembro (n.º 156) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais