
Mudum Seguros: Construir e gerar valor, o papel do Employer Branding no sector segurador
O sector segurador, frequentemente percepcionado como tradicional e pouco dinâmico, está a atravessar uma transformação profunda na forma como se apresenta ao mercado de trabalho.
Vejo esta evolução de forma muito positiva para as seguradoras – como uma oportunidade não apenas para modernizarmos a sua imagem, mas para demonstrarmos com clareza o valor real que oferecemos enquanto entidades empregadoras. De facto, se há algo que a minha experiência me tem mostrado, é que o sector tem muito mais para dar do que aquilo que, por vezes, comunica. Quem conhece verdadeiramente este sector sabe o dinamismo que ele oferece. Tem conseguido acompanhar tendências de emprego como a flexibilidade laboral, a adaptação tecnológica e a valorização do bem-estar, proporcionando pacotes salariais competitivos e ambientes cada vez mais inclusivos com possibilidade de as pessoas se desenvolverem.
Na Mudum, temos procurado reforçar esta mensagem junto de quem nos procura, através da presença em diversos fóruns de troca de opiniões, parcerias com universidades e escolas, ou ainda nos programas de estágios que promovemos. A proximidade com as novas gerações é fundamental para atrair talento e, sobretudo, para compreender as suas motivações e manter-nos a par delas.
Desafios e respostas: O foco nas pessoas e no talento interno
Vivemos tempos de pleno emprego e envelhecimento demográfico, o que traz desafios acrescidos à atracção e retenção de talento. Acredito, por isso, que o foco no colaborador, nas suas necessidades e aspirações, é um factor estratégico para qualquer organização. Defendo uma liderança humanizada, que valoriza transparência, apoio e desenvolvimento de competências contínuo; e quero continuar a promover – cada vez mais – um ambiente de trabalho justo, positivo e inclusivo.
Os nossos valores e missão estão presentes no dia-a-dia de trabalho e reflectem-se em práticas concretas. Na mais recente reestruturação organizacional que fizemos, o nosso foco foi no talento interno, valorizando os recursos da Mudum e dando oportunidade aos colaboradores para que se desenvolvam dentro da própria empresa. Assumimos um compromisso genuíno com a empregabilidade sustentável e a igualdade de oportunidades.
Escuta activa, energizar e desafiar
Hoje, o desenvolvimento profissional e pessoal deve ser entendido como um direito fundamental de quem trabalha e uma obrigação ética de qualquer organização que se queira manter relevante.
Investir de forma consistente em programas de formação e disponibilizar ferramentas e mecanismos para que cada colaborador possa construir a sua própria evolução são essenciais para preparar as equipas para os desafios do presente e do futuro. É precisamente esta visão de aprendizagem contínua que queremos consolidar na Mudum, garantindo que cada colaborador tem espaço, apoio e oportunidade para crescer.
Acredito que o futuro do sector segurador passa, inevitavelmente, pela capacidade de continuar a inovar, mas muito mais pela capacidade de ouvir, energizar e desafiar as pessoas. Na Mudum, procuramos ser um exemplo de como é possível conjugar tradição e inovação, estabilidade e flexibilidade, diversidade e coesão.
Ser reconhecidos enquanto uma das melhores empresas para trabalhar não deve ser um chavão ou um fim em si mesmo; mas antes a consequência natural de uma cultura organizacional que coloca as pessoas no centro de tudo e que se compromete, todos os dias, a criar valor a longo prazo – para todos.
Este artigo faz parte da edição de Janeiro (nº. 181) da Human Resources.
Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.