Mulheres fazem até três vezes mais trabalhos não remunerados do que os homens. IKEA quer mudar isso. E lança um jogo para ajudar

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a IKEA alerta para a importância da igualdade de género, em todas as esferas da sociedade, mas especialmente em ambiente profissional.

 

A Igualdade é uma dimensão intrínseca na cultura e nos valores humanísticos da IKEA e, na empresa em Portugal, já existe um equilíbrio de géneros em cargos de liderança e uma inexistência de disparidade salarial entre homens e mulheres que executam funções equivalentes.

Além da igualdade salarial e do equilíbrio de género em cargos de liderança, a IKEA está também a caminhar para alcançar o compromisso de ter mais equilíbrio de género nas funções onde há uma tradicionalmente uma forte predominância masculina ou feminina.

Esta já é uma realidade em cargos de liderança nas áreas de logística ou recursos humanos, por exemplo, e a marca continua focada em cumprir novas ambições.

«Estamos empenhados em assegurar os Direitos Humanos. Espero que, com o nosso exemplo, possamos inspirar outras empresas a garantir a igualdade de oportunidades. Gostava mesmo de desafiar os meus pares em Portugal a eliminar imediatamente as diferenças salariais entre homens e mulheres, que é ainda cerca de 15% no país. Qualquer coisa distante do equilíbrio de 50/50 entre homens e mulheres, em todos os níveis, deverá ser considerado, por todos, como inadequado», Helen Duphorn, Country manager da IKEA Portugal.

A paridade dentro de casa é também um dos focos da marca. Actualmente, as mulheres ainda assumem o maior volume de trabalho, fazendo até três vezes mais trabalhos não remunerados e trabalho doméstico do que os homens, a nível global.

Foi por isso, que a IKEA decidiu assinalar o Dia Internacional da Mulher com o jogo 50/50, uma iniciativa digital que pretende sensibilizar e trazer para cima da mesa o tema da paridade em casa, entre casais ou pessoas que dividem casa. A ambição é promover uma sociedade mais justa e igualitária, combatendo as desigualdades na distribuição de tarefas em casa e, consequentemente, as diferentes possibilidade de investimento na carreira profissional entre géneros.

O 50/50 está disponível gratuitamente em 31 países, de 1 a 8 de Março, e, em Portugal pode ser jogado na página de Instagram da IKEA Portugal, nas suas Instagram Stories.

Ler Mais