Não comunicamos se não formos capazes de OUVIR
Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium
Cada vez mais a comunicação está na agenda das organizações, nas nossas conversas do dia a dia, na agenda politica e social.
Discutimos a má comunicação das organizações e não temos duvida do impacto que tem na gestão das pessoas, na reputação das marcas e das instituições, ou até no controle de uma pandemia.
A má ou a não gestão da comunicação, pode provocar reações negativas, confusão, incerteza, rumores, e até reações completamente contrárias ao pretendido.
Por vezes diz-se há “falta comunicação nas organizações” outras vezes,“ há comunicação a mais “.
Não há duvida que a comunicação está na ordem do dia e cada vez mais nos apercebemos da sua importância mas há alguns aspetos que na minha opinião não estão claros :
– Aumentar o números de canais de comunicação disponíveis numa organização não significa que se vá ter melhor comunicação. Muitas vezes assiste-se ao efeito contrário, isto é quanto mais canais de comunicação se disponibilizam mais ruido se cria e maior é o cansaço na sua utilização
– Comunicação e Informação não são a mesma coisa ! e requerem a utilização de canais diferentes. Uma newsletter, um site são canais de informação. Se o objetivo é informar então sim, é preciso aumentar as oportunidades dessa informação ser vista/lida. Se queremos comunicar temos de criar a possibilidade de “ouvir “os nossos interlocutores.
– A maior parte das vezes que nas organizações os colaboradores se queixam de pouca comunicação não significa necessariamente que queiram mais informação, podem querer apenas ser ouvidos.
– Antes de tudo, o mais importante é estabelecer qual o propósito para cada ação, seja ela de comunicação ou de pura informação.
-Perceber que informação e comunicação não são a mesma coisa é perceber que no processo de comunicação é fundamental “ ouvir” e analisar. Sem ouvir e perceber o impacto da nossa comunicação não se pode determinar se esta cumpriu o seu propósito, ou mais simplesmente se foi sequer percebida.
– O feedback e a escuta são fundamentais para a adaptação e ajuste das mensagens e dos canais de comunicação utilizados de forma a que se cumpra o propósito da comunicação.
Precisamos de menos gente a falar e mais gente a ouvir para que os processos de comunicação se concretizem e sejam eficazes.