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Não conte a ninguém, mas um especialista RH revelou um truque que pode fazer a diferença para conseguir o emprego que deseja
Por muito que os processos de recrutamento mudem – os bots de Inteligência Artificial (IA) examinam currículos, as entrevistas de emprego acontecem online – uma coisa permanece inalterada: a importância da mensagem de agradecimento.
Contudo, Angela Santone, vice-presidente executiva de Recursos Humanos da AT&T, revela à CNBC Make it que enviar um mero e-mail de agradecimento à pessoa com quem conversou não é suficiente para se destacar no actual (e competitivo) mercado de trabalho.
Para impressionar realmente o seu entrevistador, considere enviar uma nota de agradecimento manuscrita.
Ao enviar uma nota manuscrita, «está a dar aquele toque diferenciador que muitos candidatos nem sequer consideram e não está a enveredar pelo caminho mais fácil», explica Angela Santone. Tendo entrevistado centenas de candidatos ao longo dos seus 20 anos de carreira na área dos Recursos Humanos, revela que «Para mim, isso transmite ainda maior comprometimento e interesse pela função».
It also takes the pressure off the interviewer to respond — and that thoughtfulness “goes a really long way,” she adds.
If the interviewer works remotely, or their company’s mailing address can’t be found with a quick Google search, Santone says it’s “totally fine” to ask for it at the end of your conversation.
Também tira a pressão do entrevistador para responder, e essa consideração «vale muitos pontos», acrescenta.
Se o entrevistador trabalhar remotamente ou se a morada da empresa não estiver facilmente disponível online, Santone diz que é «perfeitamente aceitável» pedi-la no final da entrevista. E sugere um guião: “Gostava muito de poder entrar em contacto consigo para lhe agradecer o tempo despendido, importa-se de me indicar a sua morada profissional?”.
Quanto ao que incluir na mensagem de agradecimento, seja breve – Santone diz que três a cinco frases são suficientes – mas seja específico: mencione pelo menos dois detalhes que, para si, se destacaram na conversa, seja sobre as responsabilidades da função ou a experiência do entrevistador, e explique o porquê.
«É muito mais valorizado recordar o que ouviu sobre desempenho na função ou sobre a cultura da empresa, e de que forma pode corresponder a essas expectativas específicas, do que um discurso sobre o que faz de si o candidato perfeito», realça Santone.
Acima de tudo, enviar uma mensagem de agradecimento escrita à mão é a maneira mais fácil de mostrar as suas soft skills a um empregador. E esse pode ser o factor decisivo no momento de conseguir, ou não, passar à fase seguinte.
«Há muitos profissionais que possuem as competências técnicas certas, mas faltam-lhes as soft skills necessárias para realmente ter sucesso numa função. Tudo se resume à comunicação: a capacidade de ter um aperto de mão firme, de enviar uma mensagem de agradecimento… esses são detalhes que, provavelmente, muitos dos seus colegas não estão a fazer», conclui.