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Não interessa em que área trabalha, estas oito competências são essenciais para ser bem-sucedido
Qualquer que seja a área ou a função em que trabalhe, é fundamental que tenha boas competências de comunicação. Tendo isto em mente, o The Muse elaborou uma lista com oito competências de comunicação essenciais para ser bem-sucedido no local de trabalho.
São elas:
1. Escuta activa
A escuta activa consiste em ouvir e reter o que lhe é dito e ter uma noção dos sentimentos e emoções da pessoa que está a ouvir. Pode ajudá-lo a obter as informações de que precisa, reduzir falhas de comunicação, construir relacionamentos e colaborar bem com os outros.
Quando pratica a escuta activa, está atento às palavras da pessoa, ao seu tom, linguagem corporal e quaisquer outras dicas. Para ouvir activamente, faça contacto visual com a pessoa que está a falar, vire-se para ela, acene e reaja com expressões faciais apropriadas.
2. Clareza
A clareza na comunicação tem dois objectivos: saber o objectivo do que está a dizer e ter a certeza de que está a transmitir esses objectivos claramente. Depois de saber o seu objectivo, certifique-se de que ele está na sua comunicação. Diga as coisas directamente e dê todas as informações e contexto que a outra pessoa precisa para entender.
3. Conscientização do público
Conscientização do público é saber como manter o destinatário da sua mensagem atento. Adaptar a forma como comunica com o público específico ajuda a garantir que seja compreendido e atinja o seu objectivo.
Sempre que comunicar com alguém, usando qualquer meio, leve em consideração quem são. Depois, planeie a sua comunicação com o seu público em mente e avalie as reacções dele ao vivo.
4. Método de comunicação e escolha do tom
Deve escolher a melhor forma de comunicação para uma situação específica, o que pode fazer toda a diferença em quão bem a sua mensagem é recebida e compreendida. Pense nas formas de comunicação verbal, escrita e visual como categorias amplas, mas também considere as abordagens mais específicas que pode usar dentro dessas categorias.
5. Inteligência Emocional e Empatia
A Inteligência emocional consiste em estar em sintonia com as emoções, tanto as suas como as dos outros, e responder a elas apropriadamente em uma determinada situação. No local de trabalho, isso significa ter empatia com os outros. A Inteligência Emocional pode ajudá-lo a construir relacionamentos mais fortes, evitar e dissipar conflitos e contribuir para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
6. A capacidade de dar e receber feedback construtivo
O feedback construtivo «é uma parte crítica do crescimento organizacional», que o ajuda a construir relacionamentos profissionais, colaborar com os outros, desenvolver-se profissionalmente, contribuir para o desenvolvimento profissional dos seus colegas e garantir um trabalho de qualidade. Dar e receber feedback ajuda a melhorar e garantir resultados de qualidade para a sua empresa ou equipa.
7. Consciência da linguagem corporal
A linguagem corporal é uma grande parte da comunicação não verbal. É a forma como se expressa tanto ao falar quanto ao ouvir, isto inclui a sua postura, expressões faciais e movimentos, entre outras dicas não verbais.
8. Falar em público
Em muitas profissões terá de comunicar com um grupo maior de pessoas, pelo menos ocasionalmente. Fazer apresentações e falar em público são duas competências de comunicação diferentes, mas muito relacionadas. Para ter sucesso a falar em público é necessário outras competêcias referidas anteriormente, como clareza, conscientização do público e linguagem corporal.