Natal: Uma oportunidade para reforçar a cultura da empresa

O Natal é um momento chave nas empresas. Abre portas a eventos que reforçam a apreciação pelos colaboradores enquanto reforçam os valores e consolidam a cultura organizacional. A já tradicional festa de Natal é uma oportunidade perfeita para trabalhar a coesão da equipa, tão importante no combate ao esgotamento profissional.

Por Joana Lino, CEO da Grand’Ideia

 

As iniciativas multiplicam-se e a criatividade e inovação são quase sempre a prioridade, mas, por vezes, a boa vontade de fazer algo diferente é perdida no meio de acções mal pensadas ou pouco direccionadas às necessidades da equipa. Algumas das ideias que se seguem podem contribuir para um impacto mais relevante, e a boa notícia é que ainda vai a tempo de implementá-las na festa deste ano.

A criação de uma lista de músicas de Natal, com a colaboração de todos, é uma ideia inclusiva que permite a cada membro da equipa partilhar as suas preferências musicais, contribuindo para um ambiente festivo mais tolerante à diferença. Iniciativas como o Amigo Secreto, adaptáveis a formatos presenciais ou virtuais com recurso a aplicações online, ou o Bingo Humano, em que se descobrem curiosidades sobre os colegas, são formatos que prometem quebrar o gelo em qualquer evento de equipa.

Competições amistosas, como as camisolas de Natal mais originais, adicionam um elemento divertido às celebrações e promovem a interacção entre os colaboradores. Já reconhecer formalmente as conquistas da empresa e dos colaboradores durante a celebração natalícia é uma forma eficaz de valorizar o esforço colectivo e individual, fortalecendo uma cultura de reconhecimento e apreciação e motivando para chegar mais longe no próximo ano.

Um calendário do advento corporativo, recheado de surpresas diárias, pode ser uma óptima forma de manter a equipa motivada ao longo de todo o mês, criando uma expectativa e ambiente positivos durante o período festivo.

Transformar a árvore de Natal do escritório num mural de celebrações com fotografias e mensagens emotivas reforça o sentimento de comunidade e a identidade da empresa. Pode mesmo ser criada uma árvore dos desejos, em que cada elemento deixa um “pedido” em nome de um colega que saibam precisar particularmente de algo, resultando na concretização pela empresa de uma selecção ou a totalidade desses desejos.

Para equipas que querem investir no espírito natalício como forma de melhorar o ambiente na empresa, encorajar os colaboradores a decorarem os seus locais de trabalho com enfeites e adereços é uma boa solução. Presentear os colaboradores com itens que reconheçam o seu esforço ao longo do ano, como cabazes de Natal ou bilhetes para eventos, é outra forma concreta de mostrar apreço, mas acompanhe-a de uma mensagem especial da direcção para que essa intenção seja bem percebida.

Por fim, promover acções solidárias com a comunidade local, através de doações, actividades de voluntariado ou eventos com um foco claramente social, reforça junto dos colaboradores a responsabilidade social da empresa ao mesmo tempo que fortalece a capacidade de solidariedade e empatia de todos os participantes. Podem inclusivamente ser adaptadas as actividades já previstas, como quizzes, escape games, workshops cocktails ou de culinária, dando-lhes um desfecho surpreendente e repleto de significado para alguma instituição ou causa que tanto precisa do vosso apoio.

Todas estas iniciativas focadas na celebração da quadra natalícia, para citar apenas algumas, fortalecem a cultura organizacional, criando um ambiente de trabalho mais positivo, produtivo e alinhado com a missão da empresa. Uma oportunidade deveras relevante no tão actual tema que é a retenção de talentos.

Ler Mais