
NOS lança hub “Tech para Todas” para incentivar o acesso do talento feminino a carreiras nas áreas tecnológicas
Na semana em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a NOS e a Inspiring Girls uniram esforços para lançar um novo Hub de conteúdos exclusivos, o “Tech para Todas”, com o objectivo de sensibilizar a sociedade para a desigualdade de género ao nível dos profissionais nas áreas tecnológicas e encorajar e incentivar o acesso do talento feminino a estas carreiras.
Para todas aquelas com curiosidade e vontade de explorar interesses nas áreas de tecnologia, mas que não sabem por onde começar, o “Tech para Todas”, desenvolvido pela NOS em parceria com a Inspiring Girls, pretende capacitar e inspirar as futuras profissionais com muita informação prática, testemunhos inspiradores, materiais e dicas para impulsionar vontades e construir carreiras tecnológicas. Esta plataforma está disponível em nos.pt/techparatodas.
Isabel Borgas, directora de Pessoas e Organização da NOS, afirmou, «o hub que hoje disponibilizamos é mais um contributo para incentivar o interesse e curiosidade do talento feminino para as áreas STEM e a aproximação ao universo tecnológico. Queremos que cada vez mais raparigas vejam nas áreas de tecnologia um espaço onde podem crescer e fazer as suas carreiras, sem limitações nem ideias pré-concebidas.»
No âmbito deste projecto, a NOS e a Inspiring Girls organizam o NOS Tech Day, uma experiência imersiva para jovens curiosas sobre tecnologia e inovação, que terá lugar no dia 11 de Abril no Edifício da NOS, Campo Grande. O evento oferece uma oportunidade a jovens raparigas de explorar o universo tecnológico, com visita guiada às instalações da NOS, speed networking com mulheres profissionais da NOS para conhecer as oportunidades no sector, e ainda um workshop TECH exclusivo, onde as participantes poderão aprender sobre o impacto da tecnologia no nosso dia a dia.
A NOS apoiou o lançamento do hub com a campanha Quem é Quem, protagonizada por Mafalda Creative e Mariana Bossy, no ambiente visual do podcast Plágio, da sua autoria. No Plágio, jogam um Quem é Quem, fazendo perguntas uma à outra para adivinhar a identidade de celebridades que têm (num cartão colado) na cabeça e não conseguem ver. No âmbito desta campanha, foi produzida uma bem-humorada versão do jogo, com as criadoras de conteúdos a evidenciar a generalizada falta de associação entre as mulheres e as profissões de cariz tecnológico.