Nova SBE elege director para o quadriénio 2023-2026

Pedro Oliveira é o director-eleito da Nova School of Business & Economics (Nova SBE), sucedendo ao professor Daniel Traça, que liderou a escola nos últimos oito anos. O mandato, cuja tomada de posse oficial terá lugar no primeiro trimestre de 2023, terá a duração de 4 anos, terminando em Dezembro de 2026.

Doutorado em Gestão de Operações, Tecnologia e Inovação pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, o profissional obteve o seu mestrado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas, bem como a licenciatura em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico.

A residir actualmente na Dinamarca, Pedro Oliveira é director académico do Mestrado em Gestão e Inovação na Saúde na Copenhagen Business School, director do European Institute of Technology and Innovation-Health, fundador e director do programa de aceleração, Patient Innovation Bootcamp.

Na Nova SBE é director académico do Mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação e fundador e director académico do mais recente Centro de Conhecimento da escola em Open and User Innovation.

É ainda academic scholar no Institute for Healthy Futures da Universidade de Cornell (EUA) e, numa vertente não-académica é cofundador e presidente do projecto Patient Innovation, cofundador do PPL Crowdfunding e membro do Conselho para o Ambiente e Sustentabilidade da EDP – Energias de Portugal.

Anteriormente foi professor e senior associate dean na Católica Lisbon School of Business and Economics, onde foi director académico do The Lisbon MBA e da parceria com o Instituto Superior Técnico e Carnegie Mellon University.

Foi também International Faculty fellow no MIT Management Sloan School, investigador na Universidade do Texas em Austin e coordenador do Gabinete de Estudos e Planeamento do Instituto Superior Técnico.

Foi ainda Conselheiro do Ministério para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Presidente da PAPS – Portuguese American Postgraduate Society e do BEST – Board of European Students of Science & Technology.

Pedro Oliveira, que trabalha e reside com a família em Copenhaga, está já a preparar o regresso a Portugal para assumir as novas funções. O período até à tomada de posse oficial será essencial para trabalhar com a actual equipa para garantir a transição para a nova equipa de gestão com a ambição de consolidar o crescimento recente da escola, afirmar a qualidade da investigação e dos programas educativos e estabelecer parcerias nacionais e internacionais que fortaleçam a Nova SBE nas áreas de conhecimento core de economia, finanças e gestão e na interseção destas com inovação e empreendedorismo, sustentabilidade, gestão de tecnologia e dados.

Ler Mais