
Novas contratações no Estado aumentam 20%
As administrações públicas, excluindo o sector empresarial estatal, contrataram quase 11 mil colaboradores no primeiro semestre deste ano, revela a Direcção-Geral da Administração e do Emprego Pública. No entanto, número de saídas continua a ser superior.
A Síntese Estatística do Emprego Público, divulgada na última quinta-feira, aponta para um crescimento de 20% das novas contratações no Estado nos primeiros seis meses de 2015, face ao mesmo período do ano passado. No entanto, as saídas na Educação fizeram diminuir o número de colaboradores em 1%.
Os relatórios revelam que os ministérios da Educação e Ciência, Defesa, Administração Interna Saúde e ainda a administração local foram responsáveis pela maioria das 10,9 mil contratações.
Se incluirmos as entidades reclassificadas do sector empresarial do Estado, o número global agora divulgado representa um aumento de 49% face às cerca de 9 mil novas entradas que a DGAEP registava no relatório relativo ao primeiro semestre do ano passado. Já face ao primeiro semestre de 2013, o número cresce 84%.