Nove conselhos para férias seguras online

Seja para partilhar fotos nas redes sociais, contactar a família e amigos, procurar um restaurante ou fazer reservas de última hora, continuamos tão conectados nas férias como no resto do ano. A Kaspersky Lab elaborou uma lista de dicas para desfrutar das férias sem riscos.

1. Bloqueie o seu dispositivo com um código de acesso. Evite que alguém entre no seu telemóvel e roube informação.

2. Proteja-se da perda ou roubo dos seus dispositivos. A segurança física é o primeiro passo para proteger a informação pessoal e credenciais financeiras. Por exemplo, se activar a função de GPS, pode localizar o telefone perdido ou eliminar remotamente os dados nele guardados.

3. Configure a sua própria Rede Privada Virtual e use-a sempre que se ligar a uma WiFi pública. Os cibercriminosos costumam utilizar as redes de hotéis ou de aeroportos para desenvolver actividades maliciosas. Esta medida impede que fique exposto.

4. Tenha muito cuidado quando se ligar a uma WiFi aberta. É possível que alguns utilizadores criem uma ligação WiFi com um nome parecido com outra rede legítima com o objectivo de alcançar os seus dados. Tenha muita atenção às redes a que se liga, sobretudo em aeroportos ou cafés.

5. Quando utilizar uma WiFi pública, não entre em páginas que contenham informação pessoal, como o Facebook, Twitter, banca online, entre outros. Se necessitar de aceder a um website que tenha dados confidenciais, utilize o acesso de dados do seu telemóvel.

6. Não aceda às suas contas pessoais através de equipamentos públicos, em cibercafés, aeroportos, hotéis ou bibliotecas, por exemplo. Estes computadores podem ter instalados diferentes programas de spyware que monitorizam e registam tudo o que é digitado no teclado, interceptando o tráfego na Internet.

7. Não deixe o Bluetooth constantemente activado para evitar que acedam ao seu dispositivo e à sua informação.

8. Opte por alugar um 3G/4G portátil no seu destino de férias para poupar no custo da factura do telefone.

9. Proteja todos os dispositivos. Cada vez guardamos mais informação e fotos nos nossos dispositivos móveis e, no entanto, não temos a mesma preocupação de os proteger como o fazemos com os nossos PCs. As ameaças criadas para atacar dispositivos móveis são agora o principal negócio dos criadores de malware.

Ler Mais