Nove em cada 10 empresários está a usar a inteligência artificial para dar resposta a questões numa área em particular

Mais de 70% das empresas estão a priorizar o investimento em Inteligência Artificial sobre qualquer outra tecnologia. O foco imediato está em melhorar a resiliência operacional num ambiente sem precedentes, revela o estudo “Reinventing Enterprise Operations”.

 

O novo estudo da Accenture revela que 90% dos executivos estão a aplicar a Inteligência Artificial para enfrentar questões de resiliência operacional, que vão desde a área financeira (89%) a cadeia de abastecimento (88%) .

Os resultados apurados resultam da avaliação das organizações em seis medidas de maturidade operacional: Inteligência Artificial, data, principais procedimentos, talento, colaboração entre negócio e tecnologia e experiências com stakeholders.

Embora apenas 9% das 1700 empresas que participaram no estudo da Accenture tenham alcançado a maturidade em todas as vertentes, as que o fizeram obtiveram uma média de margens operacionais 1,4 vezes maiores do que as dos seus pares, ao mesmo tempo que impulsionaram a inovação de forma mais célere (42% mais rápido do que os restantes), apresentando uma sustentabilidade 34% mais robusta e pontuações de satisfação 30% mais altas.

O estudo mostra que as organizações que definiram uma estratégia de talento assente na conciliação entre a sua maturidade digital e a formação dos seus colaboradores atingiram uma produtividade média três vezes superior. Este facto foi confirmado pelos investimentos que estão a ser feitos em novas formas de trabalhar (citados por 94%) e pelos 90% dos inquiridos (COO, CIO, CHRO) que planeiam aumentar o talento especializado e técnico nos próximos três anos.

Ler Mais