Novo centro de competências digitais prevê formar 1650 pessoas até final do ano

O Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais (Cesae Digital), lançado no Porto, prevê ter 1000 formandos até final do ano, mais 200 adultos desempregados em formação e outros 450 provenientes de empresas.

 

O Cesae Digital é um novo Centro Protocolar de Formação Profissional orientado para a Transformação Digital e a Qualificação de Pessoas e Organizações em Competências Digitais e é o sucessor do Cesae – Centro de Serviços e Apoio às Empresas, que está há 30 anos na formação profissional para desempregados e empresas.

O Cesae Digital, hoje apresentado pela AEP – Associação Empresarial de Portugal e pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tem uma equipa com mais de 200 formadores no activo.

De acordo com informação da AEP, o Cesae Digital tem já em curso dez acções de formação, com 950 horas de duração cada, em diversas áreas profissionais, na região Norte e Centro do País, dirigidas a profissionais qualificados em tecnologias digitais e profissões que respondam aos desafios da Transformação Digital nas Organizações, nomeadamente marketing digital e design gráfico.

Paralelamente, em 2020, o Cesae Digital vai promover acções de aprendizagem de dupla certificação para jovens e manterá a actividade do CENTRO QUALIFICA, em parceria com empresas na certificação de adultos, para aumentar os níveis habilitacionais da população activa.

Estão previstos Cursos de Especialização Tecnológicos (CETS), Acções para a Inclusão Social e outras que se tornem necessárias para enfrentar os efeitos da crise pandémica e do previsível aumento do número de desempregados.

Para além da sua vocação histórica para intervenção nas PME, o Cesae Digital promove ações de Formação Empresa e Assistência Técnica em organizações de maior dimensão como câmaras, empresas municipais, unidades hospitalares e empresas industriais.

O Cesae Digital assumiu que foi das primeiras entidades formadoras a colocar toda a sua oferta formativa em plataformas ‘online’ durante a fase crítica da pandemia, mantendo uma oferta mista, presencial e à distância, “com resultados muito satisfatórios do ponto de vista da procura e da sua realização”, e respeitando sempre as regras de segurança sanitária.

A criação do Cesae Digital, que surgiu de um entendimento celebrado em 2019 entre o Ministério do Trabalho e a AEP, foi hoje publicada em Diário da República.

O protocolo de criação do Cesae Digital, assinado pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) e pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), e publicado em anexo ao diploma, determina como umas das missões do novo centro a qualificação, certificação e aperfeiçoamento técnico dos profissionais e dos candidatos a profissões, «preferencialmente, aqueles que se encontrem na condição de desempregados através da frequência de formação profissional que lhes favoreça o (re)ingresso rápido e de qualidade no mercado de trabalho».

A outra missão é a valorização da capacidade empresarial, através do desenvolvimento de acções de consultoria e apoio técnico destinadas a empresas, associações empresariais, ou outros agentes económicos e parceiros sociais, podendo, ainda, desenvolver acções de cooperação com entidades estrangeiras, tanto na área formativa, como de apoio técnico.

Ler Mais