Novo plano de formação (gratuito) vai ajudar empresas a gerir trabalhadores com incapacidades com

O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional apresentou o novo plano de formação para este ano, dirigido às organizações de trabalho que pretendem saber como melhor gerir os trabalhadores com incapacidades.

Iniciando-se já em Março, os empregadores portugueses têm ao seu dispor novas acções de formação, promovidas pelo CRPG – Centro de Reabilitação Profissional, através das quais podem desenvolver conhecimentos e competências para uma gestão mais inclusiva dos trabalhadores, tendo em conta a sua inevitável diversidade em termos de deficiências e incapacidades.

Numa altura em que se delineou a estratégia nacional para 2026 e 2027 relativamente à segurança e saúde no trabalho, é de assinalar a importância da prevenção das incapacidades, mas também da adequada gestão das mesmas quando se manifestam, seja no recrutamento de trabalhadores, seja no apoio ao retorno dos que as adquirem na sequência de doenças e acidentes.

As incapacidades podem ser minoradas ou até mesmo eliminadas com a intervenção adequada do empregador, conseguindo como resultado que todos os trabalhadores estejam, em qualquer momento, no máximo do seu potencial de desempenho.

É nesse sentido que o CRPG desenvolve acções de formação no domínio da gestão inclusiva de incapacidades, que já chegaram a mais de 1040 profissionais e 250 organizações de trabalho.

A formação abrange temas-chave como:

  • a criação de uma cultura inclusiva na organização,
  • o quadro legal aplicável no nosso país,
  • os processos de manutenção em funções, acompanhamento do absentismo e promoção do retorno,
  • a constituição de um modelo único de recrutamento e selecção que seja inclusivo,
  • e as etapas de implementação estratégica da referida gestão.

 

Adicionalmente, são abrangidos tópicos mais específicos, como os relativos a:

  • acessibilidades,
  • adaptações razoáveis,
  • linguagem e interação inclusivas,
  • comunicação organizacional inclusiva.

 

A formação está disponível em duas modalidades: ciclo temático, com acções desenvolvidas à distância, ou formação à medida de cada organização, podendo neste último caso ser realizada presencialmente ou à distância, na língua portuguesa ou inglesa.

Outros meios de capacitar toda a organização para responder aos desafios da diversidade, equidade e inclusão são as acções de consciencialização dirigidas a todos os trabalhadores, qualquer que seja o seu papel na empresa, bem como análises de acessibilidades, decorrentes da formação, serviços que continuam a ser disponibilizados pelo CRPG.

Todas estas acções são desenvolvidas a título gratuito. Pode aceder a toda esta informação aqui.

Ler Mais