NTT Data promove projecto de bolsas de investigação para jovens no mundo artístico. Inscrições estão abertas

Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Antecipar o Futuro, um programa de residências com foco na pesquisa e investigação, destinado a jovens artistas.

O projecto, focado na valorização de jovens no mundo profissional do teatro, é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, da NTT DATA e d’O Espaço do Tempo que, nesta segunda edição, conta ainda com o apoio da BÓIA – Associação Cultural e do Município de Lagoa.

Antecipar o Futuro foi criado com o objectivo de suprir uma lacuna importante no sector artístico: a carência de apoios para pesquisa e investigação, motor fundamental dos processos de inovação e renovação. Anualmente, o programa atribui duas bolsas de investigação, no valor de 7000 euros cada.

Os projectos seleccionados poderão ainda realizar uma residência artística n’O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, sendo asseguradas as despesas de transporte, alojamento e alimentação para um máximo de cinco participantes por residência.

No âmbito da programação da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, os dois projectos seleccionados farão ainda parte do Ciclo Antecipar o Futuro, um programa de cultura contemporânea, dedicado ao pensamento, à política, à tecnologia e à arte que há de vir, e que, este ano, decorrerá em Lagoa, de 7 a 10 de Dezembro.

As candidaturas estão abertas aqui e estendem-se até 28 de Abril. Podem candidatar-se artistas de todas as nacionalidades, residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos e que, em nome individual ou colectivo, tenham assinado um máximo de dez encenações ou criações. As investigações dos projectos candidatos deverão enquadrar-se no tema desta segunda edição, “turismo crítico”.

O júri, responsável pela avaliação dos projectos, será composto por Pedro Penim (director Artístico do Teatro Nacional D. Maria II), Pedro Barreiro (director Artístico d’O Espaço do Tempo) e Filipa Brito / Nelson Guerreiro (BÓIA – Associação Cultural). Os dois projectos vencedores serão anunciados no dia 12 de Maio.

A primeira edição aconteceu em 2022 e teve como vencedores Cosmic Phase / Stage, projecto de Ana Libório, Bruno José Silva e João Estevens, e Atlântida, de Odete. O resultado destes projectos de investigação foi apresentado em Setembro de 2022 no Teatro Nacional D. Maria II.

Ler Mais