Número de desempregados inscritos no IEFP inverteu tendência de quebra em 2020

Os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest revelam que o número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego de Portugal Continental vinha a diminuir sistematicamente desde 2013, tendência invertida no último ano, quando se verificou um crescimento de 30% face a 2019.

 

De acordo com a Marktest, estão agora inscritos nos Centros de Emprego um total de 375 mil desempregados, o que corresponde a 3.8% do total de residentes no Continente. Mais de metade (56%) destes desempregados são mulheres, 63% estão inscritos há menos de um ano e 92% procuram um novo emprego.

O número de desempregados cresceu em todos os concelhos excepto em 35, que viram os números baixar face a 2019. Alandroal, Sever do Vouga e Ferreira do Zêzere foram os concelhos que observaram um maior decréscimo relativo no número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego, enquanto Odivelas, Mora e Faro registaram o maior crescimento relativo.

Albufeira, Portimão e Odemira são os concelhos onde o peso dos desempregados no total da população residente é maior, ao contrário dos concelhos de Ferreira do Zêzere, Sever do Vouga e Melgaço, onde esta proporção é mais baixa.

A Marktest revela ainda que embora as mulheres constituam a maioria dos desempregados inscritos nos Centros de Emprego, tal não se verifica em 35 dos 278 concelhos do Continente, com Odemira, Pampilhosa da Serra e Alcoutim a registarem um maior peso de homens no total dos inscritos.

Em sentido oposto, no conjunto de inscritos em Baião, Mesão Frio e Penafiel, é onde as mulheres têm um peso mais significativo.

Ler Mais