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O absentismo é um problema na sua empresa? Implemente estas quatro estratégicas para o evitar (ou pelo menos reduzir)
O absentismo laboral é um dos aspetos que mais preocupa as empresas. O controlo desse absentismo constitui uma ferramenta importante e útil para o empregador evitar a ausência de colaboradores da empresa. A Workwell apresenta formas de o implementar.
O absentismo laboral produz um efeito negativo na produtividade e sustentabilidade económica de qualquer empresa, devido ao aumento dos custos com colaboradores. Este factor também aumenta a carga de trabalho, criando insatisfação dos colaboradores e piora do ambiente de trabalho. Ao exercer um controlo efectivo do absentismo, estes aspectos que tanto afectam as empresas podem ser combatidos e minimizados.
Entre os factores importantes no controlo efectivo do absentismo laboral estão :
1. Tratamento correcto de patologias;
2. Contribuição na redução de acidentes dentro da empresa;
3. Trabalho em conjunto com o serviço médico para análise do bem-estar dos colaboradores;
4. Aconselhamento na tomada de decisão, caso seja necessário um aval profissional;
De acordo com a taxa de absentismo na empresa, o departamento de recursos humanos deve implementar estratégias para tomar medidas preventivas em caso de doença ou causas motivacionais. Da mesma forma, pode exercer acções disciplinares para os casos de colaboradores que repetem faltas injustificadas, para reduzir os danos que estas causam diretamente.
De que forma é possível controlar o absentismo?
De acordo com os resultados e a análise de diversos estudos, foram identificadas algumas possibilidades de melhorias no controlo do absentismo laboral, propondo as seguintes estratégias:
1. Qualidade e bem-estar no ambiente profissional. Trata-se de garantir que os postos de trabalho cumpram as condições adequadas para que os colaboradores possam cumprir confortavelmente as suas tarefas no trabalho.
2. Definição dos perfis de trabalho e risco a que os colaboradores estão expostos. Esta é uma ferramenta útil para a gestão do talento humano, pois permite uma selecção de pessoal mais objectiva.
3. Classificação das tarefas por função com risco ergonómico. Trata-se de informar a equipa sobre os riscos ao realizar tarefas como digitação, posturas incorrectas de forma persistente, sobrecarga de volume de trabalho ou uso do telemóvel frequentemente.
4. Cultura de autocuidado. Constitui uma parte muito importante da prevenção e segurança no trabalho, fazendo com que o colaborador se sinta estimada e integrado, diminuindo o absentismo laboral.
Se estas estratégias forem aplicadas, em conjunto com outras estratégias de bem-estar laboral, o absentismo no trabalho será quase certamente reduzido.