O fenómeno de comunicação Zelensky: conheça as razões do sucesso do presidente da Ucrânia neste âmbito

«Não gosto nada de reuniões via Zoom”, “Comunicação remota poupa tempo, sem dúvida, mas não cria proximidade”, “Se a apresentação fosse presencial, seria outra coisa”…. Já ouviu alguns comentários destes? Ou, se calhar já os disse?», começa por questionar Irina Golovanova, responsável da The Body Language Academy.

 

Nos últimos dois meses o Zelensky (Presidente da Ucrânia) comprovou que a comunicação à distância pode ser clara, eficaz, emotiva e memorável.

«Dúvidas?», pergunta Irina Golovanova, «basta considerar a ajuda que a Ucrânia já recebeu de vários países, ver as pessoas a chorarem ao ouvi-lo e presenciar o orgulho dos ucranianos pelo seu Presidente».

Importa, então, perceber como é ele consegue isso, e, o mais importante, como pode cada um de nós fazê-lo nas reuniões remotas que vamos continuar a ter.

Dicas do fenómeno Zelensky:

#1: Postura direita
Nas suas comunicações dirigidas aos parlamentos, ele não está encostado na cadeira, nem está inclinado para trás. Está direito. E assim também o devíamos fazer.

#2: Contacto visual
Zelensky usa teleponto ou, até, apontamentos no papel. Mas não perde o contacto visual mais do que se estivesse num encontro presencial. Atenção: também não é suposto olhar nos olhos do seu interlocutor 100% do tempo da conversa, pois, ninguém aguenta.

«Zelensky está na mesma situação de qualquer um de nós numa reunião remota (sem considerar o peso da responsabilidade, que é 10 vezes maior….): tem câmara (para onde deve olhar), os apontamentos (para ler), nem vê as caras das pessoas mas….continua a fazer o bom contacto visual com a sua audiência! Por isso, sem desculpas na sua próxima reunião digital — olhe para a câmara!», desafia Irina Golovanova.

Ler Mais