O metro vai chegar a Loures e Odivelas. Será a linha Violeta. Saiba para quando se prevê que a obra fique pronta

O Metropolitano de Lisboa vai ter mais uma linha. Chama-se Violeta, será de superfície e vai ligar Loures a Odivelas. A sua conclusão está prevista para o 2.º semestre de 2026.

O concurso público internacional foi lançado esta sexta-feira, 15 de Março, com publicação no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE), nos termos do regime fixado no Código dos Contratos Públicos.

A linha Violeta é um projecto de expansão da cobertura intermodal da actual linha Amarela do Metropolitano de Lisboa que resulta de um protocolo assinado, em Julho de 2021, pelo Metropolitano de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal de Odivelas.

A Linha Violeta contará com um total de 17 estações e cerca de 11,5 km de extensão. No concelho de Loures serão construídas nove estações que servirão as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, numa  extensão de 6,4 km.

No concelho de Odivelas serão construídas oito estações que servirão as freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças numa extensão total de 5,1 km. As estações terão diferentes tipologias, 12 de superfície, 3 subterrâneas e 2 em trincheira.

O Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objectivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.

Mais informações sobre os projectos em curso no site.

Ler Mais