O que distingue as empresas mais atractivas para trabalhar em Portugal? Maria Kol, da Microsoft (1.º lugar), explica

No âmbito do Randstad Employer Brand Research Portugal pedimos testemunhos às 10 empresas vencedoras. A Microsoft ficou em primeiro lugar do ranking de atractividade e awareness da marca empregadora e Maria Kol, Human Resources lead da empresa, partilha o que acredita que os distingue.

 

«A rápida evolução e adopção da inteligência artificial pelos mais diversos sectores de actividade, aliada à ainda presente incerteza económica, continua a pressionar empresas e líderes de todo o mundo a encontrarem soluções que aumentem a produtividade, enquanto procuram dar resposta às expectativas cada mais exigentes dos colaboradores.

Vivemos tempos de profundas transformações quer a nível laboral, quer a nível social, e só através de um acompanhamento mais próximo e frequente das tendências e necessidades individuais é possível promover uma cultura empresarial mais inclusiva, diversa e aspiracional com a qual os colaboradores se identifiquem.

Endereçar um ambiente em profunda e rápida mutação é o maior desafio das organizações e implica auscultar com frequência o universo de pessoas que compõem o tecido organizacional, tendo sempre como estrela norteadora a nossa missão de capacitar todas as pessoas e organizações no mundo para atingirem mais.

A Microsoft conduz com frequência estudos globais, como o Work Trend Index, para melhor compreender as tendências e os desafios que assolam pessoas e organizações. Os insights permitem, com frequência, ajudar a alinhar propósito e ambição, com as expectativas das pessoas. Adicional e internamente, desenvolve, ao longo do ano, recolhas frequentes de feedback dos colaboradores, sobre cujas conclusões se definem e implementam os respectivos planos de acção. Trabalha-se ainda intensamente o sentido de comunidade e vive-se plenamente sob os princípios de igualdade, diversidade e inclusão, numa base de confiança, respeito e transparência. Esta estratégia de employer branding é fundamental para o sucesso de todos – porque mais que o reconhecimento dos mercados, dependemos do sentimento dos nossos colaboradores. Pessoas motivadas e alinhadas com os valores da empresa contribuem para uma cultura de inovação, promovendo uma vantagem competitiva sólida e sustentável no mercado actual.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Maio (nº. 161) da Human Resources, no âmbito do tema de capa sobre o Randstad Employer Brand Research 2024.

A edição está nas bancas, mas caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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