O que esperar da próxima geração de líderes de negócios familiares?

Quais as ambições pessoais dos próximos líderes de negócios familiares? Quais os planos para os negócios? E quais os desafios de ser o “filho do patrão”? A resposta a estas perguntas demonstram ambição mas também alguns obstáculos.

 

A empresa de auditoria, consultoria e de fiscalidade, a PwC, resolveu colocar estas questões a centenas de futuros líderes de negócios familiares para realizar um estudo onde se verifica que a próxima geração de empresários de família  está bem preparada, confiante e, acima de tudo, demonstra grande ambição. Isto porque 88% quer atingir algo especial com o negócio da família. Ou seja, não quer apenas fazê-lo crescer mas sim internacionalizá-lo, diversificá-lo e modernizá-lo.

No entanto, e depois de falar com mais de 200 futuros líderes de 31 países diferentes, a PwC diz que esta nova geração enfrenta alguns obstáculos quer dentro da empresa quer no exterior. Na prática, o estudo identificou três factores que podem dificultar esta transição:

  • Conflito de gerações: a actual geração que está no poder nem sempre olha para os seus sucessores com confiança para os substituírem.
  • Credibilidade: a geração mais nova diz que tem de trabalhar mais arduamente do que os outros para provar o seu valor.
  • Riscos de conflito: os empresários familiares têm a missão de gerir não só as relações pessoais do dia-a-dia como as relações profissionais, e esta situação cria riscos de conflito.

Talvez por isso, as novas gerações comecem a defender-se destes riscos apresentados. Isto porque, 70% dos inquiridos neste estudo trabalharam fora do negócio de família para ganhar experiência e credibilidade antes de se juntarem à empresa familiar.

 

 

 

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