O que esperar do emprego nos próximos meses

De acordo com o primeiro Manpower Employment Outlook Survey (MEOS), os candidatos a um emprego em Portugal poderão beneficiar de um contexto de contratação favorável nos próximos três meses.

 

Dos 629 empregadores portugueses que participaram neste inquérito, 76% planeia manter intacta a sua força de trabalho, 2% não sabe, 16% planeia aumentar a contratação e 6% planeia reduzi-la.

O inquérito revela ainda que os empregadores portugueses do sector da Agricultura, Floresta e Pescas, são aqueles que mais planeiam contratar, com perto de um terço dos inquiridos a referir que planeia aumentar o número de trabalhadores durante o terceiro trimestre.

As intenções de contratação são igualmente elevadas nos sectores dos Transportes, Logística e Comunicações (+22%), e na Restauração e Hotelaria (+20%), nos quais cerca de um quarto dos empregadores referiu pretender aumentar a sua força de trabalho.

O sector com perspectivas menos positivas – o único com intenções de contratação negativas – é o sector Público (-2%), seguindo-se, já em terreno positivo, mas muito modesto (+2%), o sector da Construção.

As intenções positivas são registadas em todas as cinco regiões analisadas, sendo que os empregadores do Sul do país revelam as perspectivas mais favoráveis para o trimestre (+13%), enquanto os da Grande Lisboa esperam um ritmo de crescimento de emprego mais modesto (+7%).

Em termos globais, as respostas recolhidas indicam que a maioria dos empregadores espera um crescimento das contratações, embora com variações durante os próximos três meses. O Manpower Employment Outlook Survey (MEOS) revela que o emprego deverá crescer em 40 dos 43 territórios abrangidos, entre Julho e Setembro.

Ler Mais