O que torna Portugal um país atractivo para trabalhar? Este estudo dá a resposta

De acordo com o novo estudo de Employer Brand da Randstad, a localização geográfica (65%), a diversidade e inclusão (44%), os produtos e serviços de referência (39%) são as principais características que permitem reconhecer Portugal como um destino profissional atractivo para a população activa portuguesa.

 

Seguindo-se também a boa reputação do país (36%) e qualidade do ensino e da formação nacional (35%).

O estudo revela ainda que 44% dos colaboradores valorizam cada vez mais os benefícios oferecidos, o que influencia fortemente o seu compromisso para com a empresa. Planos de saúde, flexibilidade de horário, ajudas de custo e aposta na formação são factores que ajudam a aproximar talento e a mantê-lo comprometido com a empresa.

Contudo, a forma como trabalhamos no cenário de pandemia fez rever algumas prioridades. A solidez da empresa, a segurança que esta garante e o equilíbrio profissional e pessoal estão a assumir uma nova importância na vida dos colaboradores, existindo, por isso, uma necessidade das empresas se adaptarem a esta nova realidade, traçando estratégias de atracção e retenção de talento.

Para José Miguel Leonardo, «Portugal será sempre uma referência internacional no que respeita a talento e inovação e à qualidade de instituições de ensino e empresas. Desta forma, há que capitalizar este valor na construção da marca Portugal.»

O novo estudo de employer brand da Randstad apresenta as principais percepções a nível nacional em relação ao valor e atractividade da marca Portugal e ao mesmo tempo volta a destacar quais as empresas mais atractivas.

Pelo quinto ano consecutivo, o Randstad Employer Brand Research questionou uma amostra representativa da população portuguesa sobre os 150 maiores empregadores em Portugal, identificando em que critérios as empresas são melhor percepcionadas enquanto empregadoras e quais os sectores mais apelativos para trabalhar. Grupo TAP, Banco de Portugal e RTP – Rádio e Televisão de Portugal foram as três grandes vencedoras do Randstad Employer Brand Award 2020 na categoria das empresas mais atractivas para trabalhar em Portugal.

Já no que toca aos sectores, a área da saúde é a que vence como o sector que mais atrai os portugueses para trabalhar, com o Grupo Lusíadas Saúde a ocupar o quarto lugar deste ranking. Os portugueses identificaram ainda no top 3 os sectores da aviação e tecnologias de informação e consultoria como as áreas com maior reconhecimento de marca e atractividade para trabalhar. Uma eleição que resulta de três factores, a utilização de tecnologia recente, o desafio profissional apresentado e a boa reputação.

De acordo com José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal, «perante os novos dados trazidos pelos estudo, as empresas terão oportunidade de ficar a conhecer as expectativas e percepções dos colaboradores, e de que forma podem potenciar ainda mais as características distintivas do país e dos portugueses, cumprindo a meta de alavancar a marca Portugal, tornando o país atractivo para investimentos, recrutamento internacional e um exemplo de posicionamento e diferenciação».

E acrescenta, «com este estudo, queremos dotar as empresas dos conhecimentos e ferramentas necessárias para que, neste contexto incerto, consigam construir um plano sólido para reter talento e alinhá-lo com a sua estratégia de branding. Há que trabalhar a atractividade de Portugal enquanto marca, procurando responder às aspirações do mercado e às novas prioridades do contexto em que vivemos.»

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