![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2021/03/vera_norte.jpg)
O retorno do Investimento em comunicação Interna
Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium
Vale a pena investir numa estratégia de comunicação interna?
Difícil resposta? talvez a maioria responda sim. Mas investe-se? Sabemos que funções como a comunicação são em momentos de crise as primeiras áreas onde se reduz o investimento. O que é que isso significa? Que não são essenciais?
Afinal qual o retorno da Comunicação Interna na Organização?
Façamos o exercício ao contrário: conhece uma organização em que:
– As pessoas questionam-se sobre a estratégia da empresa?
– As pessoas questionam-se sobre as suas prioridades?
– As mensagens que recebem das chefias são contraditórias com o que ouvem de outras áreas?
– As pessoas de um determinado departamento não fazem ideia do que se faz no departamento ao lado?
– As pessoas não entendem qual o seu contributo enquanto indivíduos para os resultados da empresa nem como podem melhorar?
– As pessoas não são ouvidas, as suas sugestões são ignoradas?
– As pessoas não conhecem as ações de comunicação externa, de promoção da marca ou até de responsabilidade Social?
– Não há alinhamento de atividades. Cada departamento tem o seu plano e as suas atividades. As vezes colidem e são realizadas as mesmas atividades em paralelo?
– Não são acolhidas as pessoas que entram e não se despedem dos que saem?
– Não há sentimento de pertença nem se luta pelo bom nome da empresa?
E se … não fosse assim? qual o impacto na produtividade na motivação?
Um plano integrado de comunicação interna ajuda a responder a todas estas questões.