
Onde estamos e para onde queremos (devemos) ir?
A pergunta é quase cliché e pode parecer de resposta simples, mas não é. Fazer o diagnóstico é por onde tem de se começar, e para definir o caminho, é preciso definir – saber – para onde se quer ir. Sabe-se que é preciso mudar, mas o quê? Por onde começar? Num contexto de cada vez maior complexidade e velocidade de mudança, em que não há tempo para traçar todos os cenários e analisar o risco, é preciso ir. Senão, fica-se para trás.
Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho
Antes das férias (em Agosto há edição da Human Resources, mas não há almoço do Conselho Editorial), o foco é perspectivar a rentrée, até porque, já com data marcada, teremos, a 23 de Outubro, a 30.ª edição da Conferência Human Resources. E, porque este ano é de comemoração dos 15 anos da Human Resources, vamos também fazer um Fórum. O tema está escolhido e é o mesmo que faz capa nesta edição: liderança. A opinião é unânime: é preciso mudar o perfil de liderança e mudar os modelos antigos, baseados em hierarquia e controlo. A realidade e o contexto mudaram significativamente nos últimos anos, com impacto directo no dia-a-dia das empresas: como a pandemia, que acelerou novos modelos de trabalho, e a inteligência artificial generativa, que acelerou novas formas de trabalho.
As empresas estão a passar por grandes transformações, reestruturações, centradas na eficiência e na optimização, mas, garantem, sem esquecerem as pessoas. E com um factor incontornável na equação: a inteligência artificial. O caminho está a ser feito, não sem “dores”, e alguns erros, pelo caminho. Mas também já com casos de sucesso visíveis. Com tema também já definido, mas ainda “no segredo dos deuses”, a XXX Conferência vai dar palco a esses casos.
O almoço do Conselho Editorial, que voltou ao hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, contou com a participação de: Ana Gama Marques (MEO), Ana Porfírio (Recordati), Isabel Heitor (ANA Aeroportos), Joana Pita Negrão (Dils), Maria João Martins (My Change), Nuno Ferreira Morgado (PLMJ), Pedro Fontes Falcão (Iscte Executive Education), Pedro Henriques (Siemens), Pedro Rocha e Silva (LHH | DBM) e Susana Silva (ECI).
Almoço do Conselho Editorial da Human Resources, artigo publicado n.º 175, de Julho de 2025