Ontem foi o Dia do consumidor. Imagina quais são os artigos mais desejados pelos portugueses?

Os smartphones da Apple são os artigos mais desejados pelos consumidores portugueses, revela uma análise do comparador de preços e marketplace KuantoKusta às pesquisas dos utilizadores desde o início do ano, no âmbito do Dia Mundial do Consumidor, que se assinalou ontem, dia 15 de Março.

 

A lista de pesquisas mais populares no KuantoKusta, entre 1 de Janeiro e 6 de Março deste ano, não só é liderada pelo iPhone 15, como inclui outros modelos de iPhone em 6 lugares do Top 10 desta lista. Este interesse contínuo dos consumidores pelos produtos da Apple evidencia a grande popularidade da marca no que diz respeito a tecnologia.

Para além dos smartphones da Apple, também os Airpods, o MacBook, o Apple Watch e o iPad estão presentes nas 25 pesquisas mais populares deste ano.

Outro equipamento de sucesso é a consola de videojogos da Sony, com a PlayStation 5 a figurar no Top 10 da lista. Entre as principais pesquisas também se destaca o cabo Cat6, que proporciona velocidades elevadas de transmissão de dados.

O KuantoKusta assinala ainda que muitos portugueses têm mudado de casa nos últimos meses, pois no meio de tanta tecnologia, a procura por “rolo película aderente para mudanças” ocupa o 9.º lugar nas pesquisas dos utilizadores desde o arranque de 2024.

As 25 pesquisas mais populares em 2024

  1. iPhone 15
  2. iPhone 14
  3. iPhone 13
  4. Cabo cat6
  5. PS5
  6. iPhone 12
  7. iPhone 15 pro
  8. iPhone 15 pro max
  9. Rolo pelicula aderente mudancas
  10. Samsung s23
  11. iPhone 14 pro
  12. Air fryer
  13. iPhone 12 pro
  14. Airpods
  15. Macbook
  16. iPad
  17. Apple watch
  18. s23 ultra
  19. s23
  20. Nintendo Switch
  21. Xiaomi
  22. Microondas
  23. Tablet
  24. Frigorifico
  25. iPhone 13 pro

Entretanto,  também no âmbito do Dia Mundial do Consmudior, o Portal da Queixa divulgou os resultados do estudo “O que valorizam os consumidores numa marca?”.

As principais conclusões sugerem que o perfil do consumidor português na relação com as marcas está a mudar: está mais exigente e atento, mas também quer mais atenção. Procura personalização no atendimento ao cliente e valoriza, mais do que nunca, a reputação das marcas como factor de decisão. Embora esteja mais digital, por comprar mais online, o novo consumidor não considera benéfico a inclusão da Inteligência Artificial (IA) na relação marca-consumidor.

O inquérito realizado a mais de três mil consumidores permitiu aferir que: 94% valoriza a reputação de uma marca, sendo que, apenas 6% valoriza a notoriedade; já 92,7% valoriza a importância da reputação digital de uma marca como factor de decisão de compra; 67% valoriza um apoio ao cliente personalizado e focado na sua satisfação; 65% valoriza a qualidade nos produtos e serviço prestado.

Num apoio ao cliente de excelência, 50% considera fundamental existir uma resolução ágil e eficaz do problema. No que diz respeito à fidelização de uma marca, 86% elege como factor principal um atendimento ao cliente personalizado por parte da marca, do início ao fim de uma compra.

Relativamente aos avanços da IA e a inclusão de bots para atendimento ao cliente, 77% considera que não é benéfica na relação marca-consumidor.

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