Onze trabalhos de Verão para ganhar um dinheiro-extra

Nem sempre as férias de Verão são sinónimo de praia, descanso e diversão. Há jovens que aproveitam esta altura do ano, em que estão mais livres, para trabalhar e juntar algum dinheiro extra. O Contas Connosco explica o que diz a lei em relação ao trabalho de menores e partilha algumas sugestões.

 

Além de ser uma excelente forma de adquirir experiência e competências para o futuro, um trabalho de Verão também ajuda a cobrir algumas despesas ou a financiar projectos.

Se está a pensar arranjar um emprego de Verão, conheça as regras laborais.

De acordo com o Código do Trabalho, os menores podem ter um emprego a partir dos 16 anos, desde que cumpram alguns requisitos:

  • Têm de ter concluído a escolaridade mínima obrigatória (12.º ano) ou estar a frequentar o ensino secundário;
  • Têm de ter capacidades físicas e psíquicas adequadas ao trabalho.

Já os menores de 16 anos podem trabalhar, mas apenas se estiverem matriculados na escola ou se já tiverem terminado o ensino obrigatório e só podem prestar trabalhos leves.

Ou seja, tarefas simples e definidas que não prejudiquem a sua integridade física, segurança, saúde, assiduidade escolar e participação em actividades de orientação ou formação. Além disso, o trabalho também não pode pôr em causa o seu desenvolvimento físico, psíquico, moral, intelectual e cultural.

Um jovem menor de idade não pode trabalhar mais do que oito horas por dia e 40 horas por semana. Por sua vez, os menores de 16 anos não podem ter um período laboral superior a sete horas diárias e 35 horas semanais.

11 sugestões de trabalhos para ganhar dinheiro nas férias

Existem empregos de Verão a part-time ou full-time que qualquer jovem pode fazer para ganhar algum dinheiro extra:

1. Babysitting

Por vezes, os pais têm alguma dificuldade em encontrar quem possa ficar com as crianças durante as férias de Verão. Inscreva-se em agências especializadas ou em sites direcionados ao babysitting, como o babysits, ou comece por ganhar experiência a tomar conta dos filhos de amigos, familiares e vizinhos.

2. Monitor em campo de férias

Se gosta de crianças, esta pode ser uma boa aposta para um trabalho de Verão. No entanto, o trabalho de monitor implica uma grande responsabilidade, já que, além de ter de organizar actividades para as crianças, também é necessário supervisioná-las para que não haja acidentes.

Geralmente, a formação é garantida pelos próprios campos e abrange temas como primeiros socorros, desenvolvimento infantil, comunicação e animação e dinâmicas de grupo.

Para se tornar monitor, contacte as autarquias (que geralmente têm programas de férias) ou um dos muitos campos espalhados pelo país, como o MyCamp, o Tempo de Aventura ou o Campo Jovem.

3. Pet sitting

Muitas famílias não podem levar os seus animais de estimação de viagem e não têm quem trate deles durante as férias. Considere inscrever-se em sites como o Toma Conta e oferecer os seus serviços de pet sitting e dog walking a quem precisar.

4. Nadador-salvador

Também pode juntar o útil ao agradável e ganhar algum dinheiro enquanto passa os dias na praia, na piscina ou num parque aquático. No entanto, além da robustez física, é preciso completar um curso de formação antes de poder trabalhar como nadador-salvador.

O curso é dado pelas Escolas de Formação de Nadadores-Salvadores Profissionais, que têm de estar devidamente certificadas pelo Instituto de Socorro a Náufragos (ISN). Depois de completados os módulos do curso, os candidatos têm de realizar algumas provas, incluindo 50 metros de natação e salvamento aquático.

Consulte o site do ISN para saber as datas dos próximos cursos e as condições de ingresso.

5. Operador de caixa de supermercado

Além de terem de atender os clientes, os funcionários de supermercados também podem ter de trabalhar na reposição de produtos, na limpeza e manutenção do espaço e na preparação de alimentos. Consulte os sites das principais cadeias de super e hipermercado ou vá directamente às lojas para deixar o seu currículo.

6. Empregado de mesa

Durante o Verão, a restauração e a hotelaria precisam de um reforço de trabalhadores para fazer face ao elevado número de turistas. Procure um restaurante, café ou bar que esteja a admitir colaboradores. Muitos dos locais que contratam nesta altura são concessões de praia, o que acaba por ser uma mais-valia.

7. Entregas ao domicílio

Se já tem carta de condução de moto e um veículo próprio, pode considerar tornar-se entregador de comida e encomendas ao domicílio. Pesquise nos sites que prestam este tipo de serviços, como a Glovo e a Uber Eats, para saber quais são os requisitos necessários para trabalhar nesta área e como se candidatar.

8. Apanha da fruta

Durante os meses de Verão, em Portugal e um pouco por toda a Europa, é possível encontrar trabalhos na agricultura. Seja na apanha da pêra, na região Oeste, nas vindimas de norte a sul, ou até na apanha do morango, em Inglaterra, há muitas oportunidades nesta área.

O trabalho é, por norma, pago ao dia e pode procurar emprego directamente nas quintas ou online.

9. Promotor de eventos

Outra opção para ganhar dinheiro nas férias é ser promotor ou hospedeiro. Quem trabalha nesta área tem de realizar acções de promoção de produtos em lojas ou eventos de marcas, ou então dar apoio logístico, como dar informações, ajudar convidados ou colaborar na organização. O trabalho é, geralmente, pago à hora e o valor varia, dependendo do cliente.

Pode procurar oportunidades nos sites de empresas especializadas, como Hospedeiras de PortugalKnower  ou  Springevents.

10. Assistente em festivais de Verão

Existem centenas de festivais de Verão em Portugal que precisam de trabalhadores temporários. Aqui, pode trabalhar, por exemplo, como assistente de produção, promotor, event manager ou técnico de comunicação. Pesquise oportunidades de emprego no site da Associação Portuguesa de Festivais de Música.

11. Estágio de Verão

Se está na universidade ou num curso profissional, também pode aproveitar o Verão para procurar um estágio remunerado na área que está a estudar. Além de ganhar dinheiro, também acumula alguma experiência para o futuro.

Ler Mais