Os 10 mandamentos do meu avô

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

 

 

A gestão das pessoas a liderança a comunicação são temas cada vez mais escritos e descritos e aprofundados e discutidos. Filósofos, antropologistas, historiadores, cientistas , marketeers, professores , gestores  pessoas de sucesso já escreveram sobre estes temas, talvez mesmo já tudo tenha sido dito … por isso às vezes precisamos de não elaborar demasiado, de  ser simples, de usar o bom senso, a nossa  intuição, os nossos valores.

Dizia-me o meu avô :  para seres bom comunicador, bom gestor, bom profissional  é sobretudo preciso seres boa pessoa.

Estes eram os seus  10 mandamentos:

1 – As palavras que mais vezes deves usar durante o teu dia são : Obrigada e  por favor.

Saber Agradecer é um processo fundamental da liderança.

2 – Ouve. Tens dois ouvidos e uma boca. Vais aprender muito sobre quem está contigo se souberes ouvir.

A escuta ativa é fundamental na comunicação. Perceber o que o seu interlocutor diz, mas também o que muitas vezes não verbaliza mas expressa no tom, na postura, na linguagem corporal.

3 – Não te precipites no julgamento e não confies cegamente em primeiras impressões.

 A ponderação, a análise de varias situações de forma concertada e tendo em conta todas as variáveis é fundamental numa tomada de decisão assertiva e “comunicável”.

4 – Utiliza a sabedoria e a experiência  dos mais velhos. É dada de boa vontade e pode evitar-te muitos erros.

 A experiência é fundamental nas organizações e pode acelerar os processos evitando erros.  É importante saber faze-la conviver com a juventude.

5 – Cumprimenta as pessoas. Sorri . Mesmo que não te respondam.

Ser empático faz a diferença na relações entre as pessoas. Não devemos desistir de criar empatia com os que nos rodeiam.

6 – Não deixes uma mensagem sem resposta. Não é correto.

Quantos emails não responde ?

7 – Não faças o que não gostas que te façam mas não tomes por certo que gostam do que tu gostas.

Não somos todos iguais. Perceber e respeitar as diferenças de personalidade é fundamental para uma boa comunicação.

8 – Pergunta. Se não sabes pergunta.

Humildade é preciso. Uma cultura de melhoria continua é fundamental nas organizações

9 – Ajuda. Se sabes ajuda. Quando precisares vão lá estar para ti.

A interajuda a não divisão estanque de áreas e departamentos é fundamental para o sucesso das organizações.

10 – Não faças o teu caminho em função do caminho dos teus colegas. Procura em ti o que realmente te importa.

Que valores , que propósito, que diferença eu posso fazer , como alinhar os meus valores com com o propósito da organização.

Simples conselhos,  conselhos sábios.

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