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Os conteúdos digitais são um problema para o Marketing?
O relatório “State of Content 2015” da Accenture inquiriu 1.078 directores de marketing digital, media e comunicação de 17 países, incluindo Portugal.
Um novo estudo da Accenture revela que, apesar dos grandes investimentos na gestão de conteúdos digitais, as questões operacionais desses mesmos conteúdos estão a consumir muito tempo aos profissionais de marketing.
Mais de metade dos directores de marketing inquiridos (53%) afirma despender mais tempo em detalhes operacionais, por exemplo a registar necessidades, assegurar aprovações da área jurídica e da administração, e a classificar os conteúdos, do que em actividades core de marketing. Esta é uma tendência crescente, uma vez que 80% prevêem que nos próximos dois anos irão gastar ainda mais tempo em temas operacionais do que atualmente.
O foco na vertente operacional da gestão de conteúdos digitais também se reflecte na forma como as organizações medem a eficácia desses conteúdos. Apenas 16% analisam a forma como estes contribuem para o valor entregue ao cliente, através de métricas relacionadas com custos operacionais, ciclo de vida, time-to-market, etc.
Com um aumento generalizado da utilização do digital, as áreas de marketing estão agora a investir fortemente no controlo do fluxo de conteúdos potenciado pela proliferação de canais digitais. A maioria dos inquiridos (73%) referiu gastar anualmente mais de 50 milhões de dólares só em gestão de conteúdos. Contudo, apenas 45% dizem estar confiantes de que os seus investimentos em conteúdos digitais atingirão os objectivos de negócio.
Por isso os entrevistados identificaram os três principais desafios na gestão de conteúdos digitais: falta de talento qualificado, tecnologia inadequada e questões globais do processo. Por exemplo, 78% dos inquiridos sentem necessidade de um melhor alinhamento com as TI, com uma dependência cada vez maior por parte do marketing em relação à tecnologia.