![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/04/universidade.jpg)
Os cursos nestas 10 áreas são os que têm mais saída profissional em Portugal (pelo uma uma talvez surpreenda)
A revolução digital e outras tendências têm mudado o mercado de trabalho e há cursos com mais saída profissional, precisamente, por darem resposta às actuais necessidades. Tendo isto em mente, o Ekonomista elaborou uma lista com 10 áreas com mais saída profissional em Portugal.
1. Gestão de dados
A gestão de dados digitais constitui uma das áreas de trabalho mais procuradas até 2025, de acordo com o Fórum Económico Mundial. Perante um volume de dados recolhidos impossível de quantificar, destaque para a data science a qual tem capacidade de extrair daí padrões e conclusões, nomeadamente, em relação aos comportamentos online. Aplicada aos negócios, assume especial importância para a ação de várias indústrias.
Os data engineers, responsáveis pela recolha e processamento de dados, são alguns dos profissionais no universo da big data com um papel determinante na atualidade e no futuro.
Quanto aos data scientists (cientistas de dados), especialistas em dados, que trabalham com data analysts, esses definem estratégias a partir da informação tratada.
2. Cibersegurança
O crescente aumento de dados e de recurso às tecnologias, sobretudo pós-pandemia, vieram colocar o cibercrime entre as principais preocupações de empresas e organizações. Assim, é necessário haver profissionais especializados nessa área para evitar ataques.
3. Inteligência Artificial
Os especialistas em machine learning e inteligência artificial vão ser os segundos profissionais mais procurados pelo mercado de trabalho até 2025, segundo o Fórum Económico Mundial. O digital mudou o mercado e os processos de trabalho, bem como veio criar mais valor para os clientes.
4. E-commerce
Segundo o estudo Digital 2022, em Portugal, mais de 45% das pessoas faz compras online e cerca de 30% usa o mesmo meio para pagar as suas contas. A realidade de muitas empresas transformou-se do dia para a noite, a partir do momento em que a pandemia obrigou a fechar portas.
O LinkedIn coloca no topo do ranking de profissões a crescer aquelas que estão ligadas ao comércio online, na sua vertente física. Ou seja, os cargos relacionados com a distribuição de encomendas e a gestão de abastecimento.
5. Desenvolvimento de software
Algumas das profissões mais procuradas para os próximos anos passam pela engenharia e desenvolvimento de software. Entre as melhores profissões, estão as de programação e desenvolvimento: front-end developer, back-end developer ou web developer. Do HTML ao Java e JavaScript, passando por CSS, dominar linguagens de programação é uma mais-valia.
6. UX Design
A atenção à experiência do cliente continua a ser uma preocupação para as empresas, o que garante um lugar aos UX designers na lista dos profissionais com mais futuro no mercado.
7. Marketing digital
O marketing é essencial nos mercados e, por isso, os profissionais de marketing digital estão entre os mais procurados, bem como os gestores de redes sociais. Continuam a ser valorizados, por exemplo, os conhecimentos de Search Engine Optimization (SEO), ou seja, a capacidade de ligar produtos e serviços aos consumidores.
8. Produção de conteúdos digitais
Dos especialistas em estratégia digital aos criativos em escrita ou imagem, continuam a ser valorizadas áreas e competências relacionadas com a produção de conteúdos digitais, tais como a edição de vídeo, imagem, som e escrita. Empresas e organizações publicas e privadas marcam presença online nos mais diversos formatos, de modo a chegar a diferentes públicos.
9. Psicologia e outros cursos ligados à saúde mental
Os efeitos da pandemia vieram evidenciar a importância da saúde mental. Quadros como a ansiedade, o stress ou a depressão já comuns antes da COVID-19 e agravadas pela mesma, mostraram a necessidade de profissionais de saúde mental. Psicólogos, terapeutas comportamentais e psicoterapeutas e psiquiatras assumem papeis cada vez mais reconhecidos.
10. Engenharia do ambiente
Numa altura em que está na ordem do dia a preocupação com as alterações climáticas, a sustentabilidade e o futuro do planeta, a engenharia do ambiente assume uma responsabilidade cada vez maior.