Os desafios da comunicação numa startup

A Say U Consulting está a percorrer o país com a Rota COMM para StartUPs e Empreendedores, um workshop pensado para potenciar a comunicação de startups e de projectos de empreendedorismo.

A Consultora de Marketing de Comunicação Say U Consulting tem estado a promover a “Rota COMM para StartUPs e Empreendedores”, um conjunto de workshops orientados para os desafios da comunicação numa startup. Como lidar com os desafios da Comunicação no contexto de uma startup e como criar buzz à volta de um produto ou serviço sem gastar uma fortuna é a resposta que esta iniciativa pretende dar.

Através deste projecto, a Say U pretende colmatar uma lacuna na oferta formativa nacional e dotar empreendedores, gestores de startups e profissionais de Comunicação que se pretendam especializar neste nicho, de ferramentas que ajudem a contar “estórias”. Ou seja, pretende dotar os agentes do ecossistema nacional de empreendedorismo de know-how e soluções para responder aos desafios da Comunicação.

A “Rota”, que arrancou a 22 de Junho na cidade do Porto, tem como objectivo aproximar-se da realidade do empreendedorismo no terreno através de workshops realizados em centros de incubação espalhados pelo país e disponibilizar instrumentos para uma estratégia integrada de divulgação em momentos-chave, tais como o “go-to-market” ou a captação de novos mercados.

Nesta primeira fase estão ainda calendarizadas acções para Faro (ANJE), a 20 de Setembro, e para Vila Nova de Gaia (INOVAGAIA), no dia 29 do mesmo mês. Alcançar a totalidade do tecido empresarial nacional desta tipologia, em parceria com centros de incubação e associações empresariais locais e chegar a outras zonas do país, é o desafio dos próximos meses.

Marta Gonçalves, managing partner da Say U Consulting partilha que foi no decorrer da relação com a Associação Acredita Portugal e com os candidatos e vencedores dos concursos de empreendedorismo que conceberam a “GO360”, «uma metodologia desenvolvida para ser aplicada à concepção das estratégias de comunicação de negócios startup. Nestas interacções repetimos vezes sem conta que uma estratégia de comunicação bem delineada é uma componente chave do marketing de qualquer startup, uma vez que as acções certas ajudam à descodificação do produto ou do serviço, a construir reputação, confiança e credibilidade, e sedimentam um interesse sustentável, contribuindo para a longevidade das marcas. Nesta “Rota” pretendemos ajudar a reflectir sobre como as marcas podem a contar a sua história, encontrar a voz própria, que faça de uma mensagem clara e simples algo de interessante e único», reforça.

«Apesar de os portugueses serem, na União Europeia, dos que mais arriscam em termos de empreendedorismo, Portugal tem uma das menores taxas de sobrevivência entre as empresas mais jovens. Tendo este cenário bem presente na nossa memória, procurámos disponibilizar uma oferta formativa que ajudasse a reflectir de forma prática sobre o que separa os grandes dos pequenos e o que determina o sucesso e, inversamente, o que leva ao insucesso. A Comunicação, como vector chave de sucesso, é disso um bom exemplo», conclui a responsável.

Esta iniciativa vai abordar estratégias “think big, act small”, para a construção de campanhas de nicho, com um match perfeito entre criatividade, dimensão, estádio e recursos disponíveis.

A inscrição na iniciativa pode ser realizada através do download da app “Rota COMM” na iTunes Store e Google Play. Mais informações disponíveis através do email rota.comm@say-u.pt e no site da consultora em www.say-u.pt.

Ler Mais