Os emojis deviam ser banidos da comunicação no trabalho? Quase metade dos trabalhadores diz que sim. Saiba porquê

De acordo com uma investigação da plataforma de tradução Lokalise, quase metade dos colaboradores a nível global considera que os emojis não têm lugar na comunicação formal no local de trabalho, noticia a HR Director.

Os resultados do inquérito mostram que 47% dos trabalhadores nos EUA, Reino Unido, Alemanha e México acreditam que os emojis devem ser banidos da comunicação formal no local de trabalho.

Este número é superior nos colaboradores da Geração X (53%), enquanto quase metade dos Millennials (44%) e da Geração Z (47%) partilham os mesmos sentimentos.

Os motivos prendem-se pelo receio de serem mal interpretados por utilizarem emojis na comunicação no local de trabalho, levando 65% dos trabalhadores a evitar usar emojis no trabalho.

Três em cada 10 colaboradores admitiram também que interpretaram mal um emoji de um colega, enquanto 27% se sentiram ofendidos por um emoji numa mensagem de trabalho.

Os emojis mais (e menos) apropriados

Para os colaboradores, o emoji mais apropriado para utilizar no local de trabalho é o polegar para cima (82%), seguido dos de palmas (64%) e do aperto de mão (62%).

Por outro lado, o mais inapropriado é o da beringela, de acordo com 91% dos inquiridos. Outros emojis inapropriados incluem os do cocó (82%), pêssego (81%), marca de beijo (78%) e gotas de suor (67%).

De acordo com as conclusões, alguns emojis já fazem parte da comunicação no ambiente de trabalho, uma vez que 60% dos colaboradores os utilizam para terminar conversas no trabalho. Um em cada três disse ainda ter usado um emoji para responder a más notícias, como um despedimento ou uma advertência disciplinar.

Etgar Bonar, especialista da Lokalise, disse que os emojis podem ser sinais de tom e intenção, mas correm o risco de parecer desprovidos de contexto ou desrespeitosos. «Para as gerações mais jovens, os emojis são uma forma de suavizar uma mensagem difícil ou de demonstrar empatia», afirma Bonar no relatório. «Mas, para outros, o mesmo emoji pode soar desdenhoso ou pouco profissional. Esta desconexão pode criar uma tensão real.»

O especialista salientou a importância da literacia em emojis para evitar tropeções na comunicação digital. «Para as empresas e equipas que comunicam internacionalmente, a literacia em emoji é essencial. E, tal como o texto, o tom e os elementos visuais, o uso de emojis deve ser feito com cuidado.»

Ler Mais