
Os profissionais de RH acham que as empresas estão preparadas para o “next normal”? Portugueses estão mais optimistas do que os espanhóis
Cerca de 88% dos profissionais de comunicação e de recursos humanos em Portugal e 67,50% em Espanha, considera que as empresas estão preparadas para “Next Normal”. A conclusão é do ensaio ibérico “Next Normal” realizado pela new creativity e a Both People & Comms sobre comunicação interna junto de profissionais de comunicação e de recursos humanos.
Ainda que os profissionais portugueses estejam mais optimistas sobre a preparação das empresas para o futuro próximo, os profissionais de ambos os países partilham o sentimento comum quanto ao facto da comunicação interna ter ganho relevância no decurso da pandemia, sobretudo nos períodos de confinamento vividos nos dois lados da fronteira (89% Portugal e 85% Espanha), e, por conseguinte, que a interacção e a comunicação aumentaram entre as equipas (91,50% Portugal; 57,40% Espanha).
O ensaio ibérico indica que apenas 3,50% dos inquiridos portugueses considera que a interacção e comunicação não sofreu qualquer impacto, opinião que ascende a 20,60% por parte dos entrevistados espanhóis.
De acordo com o Next Normal, quando inquiridos sobre a existência de um plano de comunicação interna de crise direccionado a uma crise sanitária, como a actual, os profissionais ibéricos são peremptórios a afirmar que não (94,50% Portugal e 70,60% Espanha).
No futuro, ou seja no pós-pandemia, e nos dois países, os profissionais querem que se mantenham práticas como trabalho de equipa e transversalidade, contacto mais frequente com equipas, investimento na digitalização e em tecnologia, bem como a existência de novos canais de comunicação interna. Como oposto pretendem que sejam abandonadas práticas como estar todo o dia conectado, falta de planeamento, saturação informativa e a percepção de instabilidade e insegurança.
O ensaio ibérico revela ainda que tanto no futuro próximo, como no presente, os profissionais inquiridos apontam como temáticas sobre as quais gostariam de ser mais e melhor informados por parte das empresas onde trabalham, planos de digitalização, políticas de teletrabalho, planos de saúde e bem-estar e situação financeira da empresa.