Os sinais evidentes de que está a precisar de uma mudança de carreira

Acabam as férias, e vem aquela ansiedade miudinha que acompanha o regresso ao trabalho. Com ela, a inevitável reflexão…”Será que o trabalho que tenho está mesmo certo para mim?”

Por Rita Sambado, Human Potential Activator e fundadora da EUS School of Being

 

Esta é uma pergunta que não deve ser ignorada, mas a qual levanta uma série de inseguranças, e desconfortos que nos levam muitas vezes, a ignorar este sinal.

 

As mudanças não são fáceis na nossa vida.
Porque implicam sairmos de um lugar que conhecemos, para um lugar onde uma série de dimensões vão ser postas à prova: a nossa estabilidade, a nossa rotina, as nossas capacidades, os nossos conhecimentos, etc.

 

As mudanças abalam uma série de crenças há muito enraizadas em nós,
e tornam este processo ainda mais desafiante: Achamos … “que não vamos ser capazes”; “que uma vez dado o passo, uma série de portas se fecham”; “que vamos perder uma série de benefícios pelo caminho”, entre outros.

 

Mas a mudança é ao mesmo tempo, a única certeza na vida: nada se mantém constante, tudo evolui.
E portanto, sermos capazes de ler os sinais, por forma a antecipar e preparar uma mudança, pode efetivamente e em muito, facilitar todo este processo.

 

Então, como reconhecer que está na altura de fazermos uma mudança na nossa carreira?

Estes podem ser alguns dos sinais:

  1. Começas-te a desidentificar com o teu chefe, ou mesmo com a organização. Começas a não aguentar a forma como se fazem as reuniões, a forma como se tomam as decisões; as conversas paralelas que vão acontecendo.
  2. Sentes-te estagnado(a) em termos da tua evolução, não só na tua carreira, mas nas competências que não te sentes a acrescentar nos últimos tempos;
  3. Sentes uma certa indolência, ou falta de motivação. Os dias não são todos iguais, e os domingos ganham um peso que até aí não tinham.
  4. Não estás a conseguir ser criativo; sendo que cada vez parece ser mais difícil dares expressão aos teus talentos no teu trabalho;
  5. Estás mais desacreditado(a): onde antes vias oportunidades, agora vês ameaças e problemas. A tua mente tem dificuldade em expandir, ficando sempre mais presa no enredo dos potenciais riscos e problemas;
  6. A tua saúde está-se a sentir: todo o stress que tentas ignorar, insiste em mostrar-se no teu plano físico. Sentes a tua saúde mais vulnerável, e uma quebra acentuada na tua vitalidade; e por último…
  7. As histórias de mudança encantam-te. Dás por ti a vibrar com a pessoa que resolveu mudar de vida, e abrir um café; ou com a outra que abriu uma janela de oportunidade no Linked In, e de repente mudou de país.

 

Estes são alguns dos sinais que a tua vida está efectivamente a pedir-te uma mudança.

Não esperes que a vida decida os contornos desta transição. É muito mais interessante quando podes chamar a ti, a possibilidade de ensaiar todas estas variáveis da equação.

Um brinde a tudo aquilo que (já) está para vir,

 

P.S: Se sentires que falar comigo pode ajudar, terei todo o gosto. Envia-me uma mensagem para hello@eus-school.com e vamos juntos, fazer da tua vida, o teu melhor projecto.

 

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...