
Ouvir música no trabalho: aumenta a produtividade ou é distracção?
Você é dos que costuma ouvir música no trabalho ou prefere o silêncio para trabalhar? Enquanto muitos se concentram melhor ouvindo a sua playlist favorita, outros não se conseguem focar na realização das tarefas quando há algum som no ambiente. Essa concepção varia de pessoa para pessoa e até mesmo de um tipo de música para outro.
Talvez aquela banda que você adore ouvir no carro faça com que o seu trabalho seja prejudicado, mas pode ser que música instrumental ou clássica aumente muito a sua criatividade e foco, aumentando assim a produtividade. A “Xerpay” partilhou algumas dicas sobre o tema:
- Efeitos da música no cérebro
A música afecta uma área do cérebro responsável pela produção de dopamina, substância conhecida como neurotransmissor do prazer. Essa mesma hormona é liberado quando comemos a nossa comida favorita, por exemplo.
Alguns dos efeitos da dopamina, além da sensação de prazer, são:
- o aumento do foco;
- redução do stress;
- maior motivação;
- fortalecimento do sistema imunológico.
- Ouvir música no trabalho ajuda ou atrapalha?
Ouvir música traz uma série de benefícios ao corpo humano, pois pode aumentar a capacidade de concentração, dar mais energia para a realização de um exercício ou tarefa complexa.
A pesquisa ‘Assobie enquanto trabalha: impacto da música na produtividade’, publicado na área de negócios do Linkedin, trouxe algumas informações interessantes sobre o assunto:
- 61% dos funcionários escutam música no trabalho para se sentirem mais felizes e produtivos;
- 88% realizam o trabalho de maneira mais precisa quando estão a ouvir música;
- Ambientes com música aumentam a precisão na inclusão de dados em 92%;
- 58% das pessoas completam tarefas relacionadas ao processamento de dados mais rapidamente quando escutam música pop.
Convém lembrar que os efeitos da música no ambiente de trabalho vão depender do tipo de canção escolhida. As músicas causam reacções diferentes nas pessoas, despertando sentimentos ou emoções familiares.
Enquanto para alguns determinadas faixas vão ajudar na concentração, para outros são uma verdadeira distracção. Por isso, é praticamente impossível escolher uma banda sonora que agrade a todos.
- Estilo de música ideal no trabalho
Apesar de as reacções provocadas pela música variarem de pessoa para pessoa, podemos afirmar que alguns ritmos podem ser escolhidos de acordo com o tipo de resultado que se deseja obter.
Música clássica, por exemplo, é excelente para cálculos e atenção aos detalhes. Música pop ajuda muito na manipulação de dados e informações.
Se o trabalho requer domínio linguístico, como a escrita, por exemplo, a melhor escolha são músicas instrumentais, já que as letras das músicas podem afectar a qualidade da tarefa.
Mas se o trabalho requer muito foco e atenção, o melhor é escolher canções conhecidas e familiares. Músicas novas podem surpreender e provocar distracções.
A diminuição do stress provocado pela música no ambiente de trabalho pode ajudar na tomada de decisões, já que com um estado de espírito positivo é possível pensar em mais opções para a solução de problemas.
Outra vantagem trazida pelo uso da música no ambiente de trabalho, independentemente do estilo escolhido, é a capacidade de trazer o cérebro para o momento presente. A nossa mente tende a viajar para outros momentos, que na maior parte do tempo não são agradáveis. A música no ambiente de trabalho vai ajudar a focar na actividade do trabalho, tirando o foco de problemas pessoais.