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“Over and Out “- Feedback
Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium
Garantir que a comunicação é percebida que há entendimento que há a resposta desejada, é fundamental em todos os processos de comunicação individual e sobretudo nas organizações.
Sem feedback não há garantia que a mensagem foi recebida, foi entendida e provocou o efeito desejado.
Cada vez mais os meios de comunicação nos afastam do contacto direto com as pessoas; o uso constante da mensagem escrita ou de voz e o uso cada vez menor da presença física vai retirando alguns dos aspetos que são fundamentais para a correta leitura das mensagens recebidas. Por isso é muito importante usar todos os mecanismos ao nosso alcance de forma a garantir que a nossa mensagem é entendida da forma que pretendemos.
Esta questão coloca-se a nível individual, da equipa, e da organização.
Um SMS, um WhatsApp um Mail pode ser verificado a sua receção, até a sua leitura, mas se não perguntar, não garante que foi percecionado da forma correta. Se é importante, se tem dúvidas, complemente com um telefonema e já faz toda a diferença na garantia de uma correta interpretação da mensagem, no desfazer de um “potencial mal-entendido “. Não é demais o que se faz para garantir que a mensagem é bem percebida, qualquer esforço feito neste sentido é claramente inferior ao esforço de corrigir um erro ou gerir um conflito ocorrido por uma má comunicação.
Nas organizações as chefias têm um papel determinante na passagem das mensagens da organização e na garantia de que chegam a todos, compreendidas.
Não é suficiente distribuir a newsletter ou colocar a informação no portal do colaborador ou até enviar um mail. Confira sempre que o que quis comunicar foi percebido e levou à ação que pretendia.
A forma mais simples de garantir uma boa comunicação é depois de confirmar a receção da mensagem, perguntar o que o “outro” entendeu.
Também nas organizações se aplica o mesmo princípio; perceber se todos os colaboradores entenderam corretamente as mensagens enviadas. Como? criando momentos de escuta, de feedback. Alargando as oportunidades de comunicação entre as várias equipas, perguntando, criando momentos de partilha e de esclarecimento.
Sem feedback não há uma boa comunicação.
Over and out, repeat!