
Palavras simples para manter a equipa motivada
Para gostar verdadeiramente da vida no trabalho, os colaboradores necessitam de um bom salário, boas condições de trabalho e uma grande equipa. Mas existe ainda um factor que sem o qual nada disto tem efeito: se gostam do líder ou não.
Do ponto de vista do líder, é fundamental que os colaboradores sintam que são respeitados independentemente dos seus graus de experiência. Isto é essencial para que a motivação atinja os valores necessários. Por isso, que palavras ou frases podem ser utilizadas para tornar uma equipa motivada e envolvida?
“Obrigado”
Mostrar gratidão aos seus colaboradores transmite um claro sinal de que eles interessam e de que são importantes para a equipa e empresa. Certifique-se que diz “obrigado” de vez em quando ou depois de terminado um grande projecto.
“O que é que acha?”
Só porque é o patrão ou o líder, não significa que sabe tudo. Pedir à sua equipa ou colaboradores a respectiva opinião vai não só expandir o seu próprio conhecimento como vai aumentar a sensação de importância de todos.
“Isto é óptimo!”
Se está presente numa reunião onde um colaborador apresenta uma boa ideia, afirmar que a proposta é realmente boa aumenta, não só, a motivação à sua volta como cria um bom ambiente para trabalhar. Tudo isto vai estimular o resto das pessoas a partilhar os seus pensamentos e ideias.
“Posso ajudar?”
Um verdadeiro líder deve estar envolvido nas tarefas da sua equipa e vice-versa. Se a sua equipa estiver com dificuldades com um certo cliente ou em cumprir o prazo de um trabalho, coloque as mãos na massa e ajude. Esta atitude só traz benefícios que se verificam principalmente na relação entre líder e colaboradores.
“Nós” e não “eu”
Um bom líder sente-se parte da sua equipa. Sente-se como se fosse um membro do grupo tal como qualquer outro. Os seus colaboradores devem segui-lo e sentirem-se inspirados por si. E isso pode ser alcançado, em primeiro lugar, através da linguagem e das palavras que se utilizam.
Fonte: The Undercover Recruiter