Flash Talk: Partilha de conhecimentos, competências e boas práticas

A Sonae Indústria e a empresa chilena Arauco criaram a Sonae Arauco, uma joint venture para a partilha de conhecimentos, competências e boas práticas. Mas qual é o impacto de um passo como este no Employer Branding e Recursos Humanos de uma grande empresa? 

 

Por Diana Pedro Tavares

 

Edite Barbosa, chief corporate development officer da Sonae Arauco, explica o que esta nova aposta significa para ambas as organizações envolvidas, a reacção do mercado, as mais valias para os colaboradores e que novas estratégias de Employer Branding e Formação têm planeado para o futuro.
 

O que motivou esta joint venture entre a Sonae Indústria e a chilena Arauco?
A Sonae Arauco resulta de uma aliança estratégica criada em 2016 entre duas grandes empresas, ambas líderes nos seus respectivos sectores, em que cada uma detém uma participação de 50%.

Esta parceria surge na sequência da uma necessidade de reorganização sentida  ao longo dos últimos anos, sendo vista como um passo estratégico fundamental na criação de mais valor para ambas as empresas e para os diferentes stakeholders e clientes.

Que mais-valias traz?
A grande vantagem desta aliança estratégica passa pela oportunidade de impulsionar o conhecimento, as competências e as melhores práticas de cada uma das empresas, trazendo assim benefícios mútuos que, isoladamente, seriam mais difíceis de alcançar.

Como é que esta joint venture foi vista pelos colaboradores?
Os nossos colaboradores têm vindo a abraçar a nova empresa de forma muito positiva. Temos investido bastante em acções que promovem o Employer Branding e que, efectivamente, façam todas as equipas sentirem o seu valor e reconheçam a nossa preocupação em lhes gerar oportunidades formativas e de crescimento.

Em termos de Recursos Humanos, qual a tradução prática que teve?
Por um lado, apostamos no crescimento dos nossos colaboradores, na gestão de carreiras internacionais, no crescimento vertical nas diferentes áreas funcionais e na aquisição ou desenvolvimento de competências técnicas e de gestão. Em paralelo, estamos a trazer para a Sonae Arauco profissionais com carreiras já consolidadas, mas cuja experiência é importante para nós, bem como jovens recém-licenciados.

O desenvolvimento de competências dos nossos colaboradores acontece essencialmente pela formação contínua em diferentes áreas, formação técnica ou executiva, e pela participação em programas no âmbito da Sonae Arauco Knowledge Academy, que estamos a desenvolver actualmente. Também temos os planos de sucessão internos, que passam por programas de shadowing.

Tudo isto acontece num ambiente extremamente dinâmico, que estimula o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores.

Revelaram ter fortes ambições em termos de estratégias de Recursos Humanos para implementar já este ano. Que ambições são essas?
As ambições passam pela criação de acções concretas, especificamente direccionadas para a promoção do Employer Branding e de valorização do papel do colaborador enquanto ‘activo’ da empresa. As acções referidas e outras que potencializem os nossos objectivos serão adaptadas em cada momento, de acordo com a realidade e as necessidades que formos apurando.

Nomeadamente no que respeita ao Employer Branding, o que destacaria? Quais são as particularidades de a desenvolver com um parceiro internacional?
Pretendemos que todas as equipas sintam o seu valor e reconheçam a nossa preocupação em criar oportunidades formativas e de crescimento, seja dentro ou fora do país. O crescimento com perspectiva internacional, através de programas de mobilidade intra company, possibilita a valorização do profissional enquanto conhecedor de outros mercados, processos, realidades de negócio e culturas.

Têm algumas boas práticas que tenham adoptado no seguimento desta parceria?
Não podemos dizer que adoptámos novas práticas directamente resultantes da parceria. Será mais correcto dizer que a realidade de negócio e o contexto da empresa sofreram alterações e que, por isso, a gestão de pessoas acompanhou também essas mudanças. A nossa mensagem Taking Wood Further, estendeu-se às pessoas através do Taking People Further.

Quais as vossas prioridades em termos de Gestão de Pessoas?
A formação, as oportunidades de progressão na carreira e o equilíbrio das pessoas nessa fronteira tão ténue que por vezes é a vida pessoal e profissional. Para além de tudo o que já falámos sobre formação, carreira e mobilidade, acabamos de lançar internamente o programa Taking Me Further, que desafia os colaboradores para a prática de diversos desportos e para uma alimentação mais saudável.

Actuando no sector da Indústria, têm preocupações acrescidas ao nível da responsabilidade social, nomeadamente na vertente ambiental?
Na Sonae Arauco estamos comprometidos com o conceito de exploração sustentável das matérias-primas e respeitamos activamente estes princípios nas nossas práticas empresariais. A madeira que utilizamos provém de origens geridas de forma responsável.

As operações industriais nas quais a empresa intervém estão certificadas pela norma da cadeia de custódia do FSC (Forest Stewardship Council), enquanto as que são produzidas na Europa estão certificadas pela cadeia de responsabilidade do PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification).

Todas as fábricas da empresa são certificadas pela Gestão Ambiental , Gestão da Qualidade e Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho. A maioria possui certificação em Gestão de Energia. Além disso, temos produtos dotados de propriedades como a melhoria da resistência ao fogo e uma maior resistência à humidade, que respeitam os requisitos ambientais mais rigorosos para as emissões de formaldeído.

Se pensarmos numa perspectiva mais social, apoiamos sempre que possível diversas instituições numa lógica de proximidade com as comunidades onde estamos presentes.

Apresentaram-se com a nova identidade na feira ibérica Maderalia. Como foi a experiência?
Foi, efectivamente, muito positiva. O nosso stand foi o segundo maior da feira, e foi uma oportunidade para apresentarmos a nova marca e os novos produtos ao mercado ibérico, já que pela feira passaram quase 36 mil profissionais.

Conseguimos captar atenções com um espaço cheio de cores, texturas e materiais inovadores, apresentamos novos produtos e ainda o nosso novo simulador digital, integrado no nosso website, que facilita os testes de aplicação dos produtos, por parte dos utilizadores.

Tivemos ainda a possibilidade de participar em duas outras áreas importantes do programa de actividades: a exposição ‘Easy Contract’- em que a marca disponibilizou alguns dos seus produtos mais inovadores no projecto hoteleiro do arquitecto valenciano Ramón Esteve – e o encontro ‘Contract Sostenible’ – em que a Sonae Arauco foi reconhecida como uma das vozes mais importantes do sector.

 

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