Pedem-lhe para actuar como líder mas sem lhe dar o cargo oficial? Eis o que deve fazer

Imagine o seguinte cenário: após estar meses a pedir uma promoção, a sua chefia dá-lhe finalmente uma oportunidade – supervisionar uma iniciativa de alto nível e fica entusiasmado. A única desvantagem é que não é uma promoção. Está a ser-lhe pedido que actue como líder de equipa, mas sem o cargo oficial.

 

Situações como estas são predominantes, especialmente em organizações matriciais com múltiplas obrigações de reporte. Se tiver a tarefa de liderar um projecto “não oficialmente”, deverá dominar a arte de construir influência sem autoridade no local de trabalho.

Quer seja team manager ou responsável de uma equipa multifuncional, influenciar sem autoridade é uma competência crítica para qualquer líder. Para o conseguir, deve ser capaz de motivar pessoas de todos os níveis com confiança e experiência, sem ser através de um cargo sofisticado. Uma das vantagens desta abordagem é o facto de os líderes que inspiram e convencem serem, por norma, mais produtivos do que aqueles que comandam e controlam. Um estudo da Bain descobriu que colaboradores inspirados são duas vezes mais produtivos do que trabalhadores satisfeitos.

Para construir influência sem autoridade, precisará de dominar um conjunto especial de competências. A Forbes analisa as cinco principais.

Construir ligações

Construir ligações é uma das formas mais impactantes de exercer influência sem autoridade. Ter conexões significativas com colegas de trabalho promove a confiança, o que os inspira a ajudá-lo a alcançar objectivos. Essa competência torna-se ainda mais importante ao gerir equipas virtuais separadas por várias regiões geográficas e fusos horários. Comece por encontrar um terreno comum. Depois, reserve um tempo para realmente conhecer a equipa e desenvolver a sua inteligência emocional.

A inteligência emocional é uma competência interpessoal que permite aos gestores influenciar, persuadir e ligar-se com outras pessoas. Ao ser o líder compassivo que a sua equipa necessita, pode impulsionar o employee engagement, fortalecer a cooperação e aumentar o desempenho.

Criar uma rede de apoio

Além do seu gestor, vai querer reunir um grupo de pessoas que acreditem em si e na sua missão. Por um lado, os aliados são uma fonte de apoio emocional durante um período que pode ser desafiante. Também podem actuar como conselheiros quando precisar de orientação e “angariadores” de apoio de outras pessoas para projectos.

Além disso, quando se depara com um obstáculo, contar com o apoio de uma rede de colegas pode ser benéfico. Lembre-se de que é uma via de dois sentidos. Se deseja que outras pessoas o apoiem, procure oportunidades de fazer o mesmo pelos seus colegas.

Posicionar-se como especialista

Se deseja construir influência sem autoridade, aumentar a sua presença no sector pode ajudar. Assim, posiciona-se como um especialista, o que facilita influenciar as pessoas a adoptar novos comportamentos. Os líderes inovadores podem promover mudanças significativas.

Para se destacar como alguém que inspira outras pessoas e oferece orientação, concentre-se na sua marca pessoal. Identifique o que o torna único e construa uma marca que reflicta o seu trabalho e o valor que aporta. Embora criar uma marca pessoal demore o seu tempo, o esforço vale a pena.

Confiar no storytelling

Para influenciar sem autoridade, precisa de ser capaz de exprimir as suas ideias de uma forma que as pessoas queiram apoiá-lo. Uma maneira eficaz de se comunicar com a equipa é através de storytelling persuasivo. Às vezes, pesquisa e dados não são suficientes para convencer as pessoas a ver o seu ponto de vista.

Criar uma narrativa convincente ajuda a estabelecer uma ligação entre os dados e as pessoas. Essa técnica é fundamental em ambientes de high tech onde cada profissional possui um nível de conhecimento especializado diferente. Nesse caso, storytelling cria um vocabulário partilhado que ajuda a explicar conceitos complexos para que possa persuadir as partes interessadas e garantir a adesão.

Aceitar a resistência

Quando lhe pedirem para liderar sem autoridade posicional, encontrará certamente alguma resistência. Aceite-a. Parte de ser um verdadeiro líder é reconhecer que não sabe tudo. Se houver resistência, reserve um tempo para saber de onde vem e até poderá conseguir resolver o problema que a origina. Caso contrário, encare isso como uma oportunidade para partilhar as suas ideias de forma mais convincente.

Exercer influência sem autoridade não acontece da noite para o dia. Mas com tempo e paciência, construirá uma reputação de líder confiável e orientado para resultados. Eventualmente, essa reputação poderá ajudá-lo a conquistar uma posição oficial de autoridade dentro da organização. Independentemente do resultado, lembre-se de que liderança não se trata de posições ou títulos, mas sim de mentalidade.

Ler Mais