Pedro Henriques, Siemens: «Estamos focados na atracção contínua dos melhores talentos que existem no nosso país (mas não só)»

A Siemens ficou em sexto lugar no Randstad Employer Brand Research. Pedro Henriques, responsável pelo People & Organization explica porquê. 

 

«Com a ambição de chegar aos quatro mil colaboradores em 2025, data em que a Siemens celebra 120 anos em Portugal, estamos focados na atracção contínua dos melhores talentos que existem no nosso país (mas não só). Os resultados deste nosso trabalho reflectem-se nas posições cimeiras que alcançámos no ranking das empresas mais atractivas para trabalhar em Portugal, da Randstad, tanto a nível global, como na categoria de TI, telecomunicações e consultoria – uma das áreas para a qual mais recrutamos.

É nesse patamar que queremos continuar com a implementação da nossa estratégia de Employer Branding. Um dos principais objectivos passa por mostrar o que é a empresa hoje: uma marca transformadora do dia-a-dia de milhões de pessoas, através de tecnologia com impacto e com propósito, para criar um futuro melhor e mais sustentável. Construir uma carreira na Siemens é ter a possibilidade de responder a alguns dos maiores desafios da actualidade e fazer a diferença em infra-estruturas críticas e em indústrias vitais para a espinha dorsal da economia portuguesa. Ou até de integrar um centro global de serviços, engenharia e tecnologia e colaborar com todo o mundo Siemens.

Queremos também mostrar porque somos um empregador de eleição, enfatizando a proposta de valor que fazemos aos nossos talentos e a quem está a equacionar juntar-se a uma das nossas equipas. Fazemo-lo, por exemplo, através de campanhas, a mais recente focada nos benefícios que proporcionamos às nossas pessoas, mas também participando em eventos relevantes, como a Web Summit, promovendo competições estudantis, academias de estágios, tendo embaixadores nas principais universidades, entre muitos outros.

Internamente, procuramos ouvir e interagir com as nossas pessoas, através, por exemplo, da realização regular de townhalls meetings e Growth Talks (conversas individuais entre colaborador e chefia) em que todos são convidados a colocar questões e a partilhar a opinião sobre os mais diversos temas. É assim que promovemos uma cultura inclusiva e equitativa, que promove a diversidade, e em que todos podem ser quem são e dar o melhor de si.

A Siemens ambiciona continuar a crescer em Portugal, mas só o conseguirá fazer se as mais de 230 ofertas de emprego que tem actualmente disponíveis (bem como as que ambiciona criar no futuro) não ficarem por preencher. É por isso que o employer branding é, para nós, um tema estratégico, porque ambicionamos continuar a reforçar a #EquipaSiemens com quem connosco partilha a missão de ter um impacto positivo no mundo e construir um amanhã melhor.»

 

O testemunho foi publicado na edição de Junho (nº.150) da Human Resources, nas bancas.

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