Pedro Jorge Silva, Autoridade da Concorrência: «3Rs – recuperar, repensar e reinventar»

Pedro Jorge Silva, head of Human Resources Unit da Autoridade da Concorrência, faz notar que «muitas mudanças ocorreram no mundo laboral, muitas decisões de gestão tiveram de ser repensadas em tempo recorde. Contudo, uma consciência evidente passou a estar mais presente, e teve de se reinventar a forma de estar, de ver e de gerir o dia-a-dia».

 

«Analisando os resultados do barómetro, é incontornável fazer a retrospectiva dos últimos três anos, onde tivemos de nos recuperar de um período completamente anacrónico, complexo, exigente anímica e psicologicamente – a prova viva e intensa do contexto VICA do mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo em que vivemos. Muitas mudanças ocorreram no mundo laboral, muitas decisões de gestão tiveram de ser repensadas em tempo recorde. Contudo, uma consciência evidente passou a estar mais presente, i.e., tivemos todos de reinventar a nossa forma de estar, de ver e de “gerir” o nosso dia-a-dia.

Fazendo a ponte com a questão dos quatro dias de trabalho por semana, encaro-a como uma possibilidade, mas não como um “dogma de gestão”, quer pela sua difícil aplicabilidade a todas as empresas, quer pelos diferentes estágios de eficiência e apetência para a transformação digital que as empresas têm no seu “ADN”.

Em termos motivacionais, a redução para quatro dias poderá visar o equilíbrio entre a vida profissional e laboral. Contudo, a tónica do “people centered” encerra em si uma prévia necessidade de reinventar processos e modelos de trabalho, redesenhar estruturas (mentais e orgânicas das empresas), requalificar as pessoas com reflexos na produtividade, no propósito e equilíbrio entre dois mundos em simbiose.

Resumindo, gerir pessoas sem primeiro pensar na gestão de processos é inviabilizar a prazo projectos estruturais como a redução da semana de trabalho para quatro dias.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Fevereiro (nº.146) da Human Resources, no âmbito da XLV edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais