
Pedro Ribeiro, Super Bock Group: O “bottleneck” está no lado das pessoas
Pedro Ribeiro, director-geral Pessoas e Organização do Super Bock Group, afirma que «A tecnologia evolui muito mais rapidamente do que a capacidade das pessoas e das organizações se adaptarem e por isso mudar demasiado rápido provocará sobrecarga, avançar demasiado devagar pode implicar a perda de oportunidades».
«Os resultados do 62.º Barómetro permitem retirar algumas conclusões interessantes. A primeira é que as perspectivas relacionadas com a variação do emprego e do salário bruto se mantêm praticamente inalteradas com as que se projectavam em 2024 para 2025. Já relativamente aos grandes temas para 2026, a atracção e retenção de talento permanece no topo da lista, mas verifica-se um reforço do peso da inteligência artificial (IA) e da lei laboral em detrimento das lideranças e da saúde física/mental.
Uma última curiosidade sobre os dados é a constatação de que o impacto da IA maioritariamente será prejudicial ao número de empregos, o que não está muito alinhado com o sentimento de evolução do emprego em Portugal… a não ser que o efeito da IA em 2026 ainda não seja suficiente para produzir esse impacto!
A tecnologia evolui muito mais rapidamente do que a capacidade das pessoas e das organizações se adaptarem – quando se decidir por uma dada estrutura, avaliar o impacto, mudar processos, treinar as pessoas, já a tecnologia mudou algumas vezes. O “bottleneck” estará necessariamente no lado das pessoas e na capacidade organizacional: mudar demasiado rápido provocará sobrecarga, avançando demasiado devagar pode implicar a perda de oportunidades. Quanto mais bem preparada digitalmente estiver a estrutura, menor será o efeito do “bottleneck” na adopção da tecnologia. Alvin Toffler dizia, com propriedade, que a capacidade de aprender, desaprender e reaprender será muito importante no século XXI.»
Este testemunho foi publicado na edição de de Dezembro (nº. 180) da Human Resources, no âmbito do seu LXII Barómetro.
Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.