PHC Software. Humanizar as empresas com software

No passado dia 27 de Setembro, a PHC Software promoveu um evento híbrido na sua sede, em Porto Salvo, sobre o tema “Gestão de Pessoas: Boas práticas apoiadas em tecnologia”, que contou com a Human Resources Portugal como media partner.

 

Por Paulo Mendonça

 

O objectivo do evento foi destacar as boas práticas em Gestão de Pessoas e dar a conhecer a solução Human Capital Management (HCM) da PHC Software. Luís Antunes, consultor de Gestão de Pessoas da PHC Software, começou por falar das transformações pelas quais o mundo tem vindo a passar, na sequência de uma pandemia e, agora, da guerra, para abordar problemáticas como a escassez de talento, o aumento da produtividade e o foco na experiência do colaborador. Para dar resposta a estas questões, o responsável da PHC Software acredita que, cada vez mais, as equipas de Recursos Humanos têm de se dedicar mais às boas práticas da gestão das pessoas e menos a processos burocráticos.

Luís Antunes considera que, com a ajuda da tecnologia, é possível gerir o processo de recrutamento, desde logo, sem burocracia. «Quando as candidaturas começam a chegar, a carga burocrática acumula-se, e coloca-se a questão sobre o que fazer com dezenas, centenas, e por vezes, milhares de CV que nos chegam? » A resposta é dada pela solução HCM, que permite dar uma resposta personalizada a cada candidatura; enviar para os responsáveis pelo recrutamento para que seja feita a análise; garantir o cumprimento do RGPD; chamar para entrevista os candidatos seleccionados; e dar feedback a todos os candidatos, independentemente de serem chamados para entrevista ou escolhidos para a posição.

Para assegurar todas estas tarefas, este software integra um Portal do Candidato, onde os potenciais colaboradores efectuam a candidatura, registam os seus dados pessoais e anexam o seu CV, links, vídeos de apresentação ou portefólio de trabalhos desenvolvidos. As candidaturas são depois geridas num backoffice, através do qual todos os candidatos são visualizados e encaminhados para as fases seguintes. Tudo num sistema digital que permite notificar os candidatos e os intervenientes internos da empresa sobre os próximos passos. Isto significa que cada candidato só se regista uma vez no portal, podendo candidatar-se no futuro a outras posições. A PHC garante que, com este software, ninguém fica sem resposta.

Além dos ganhos operacionais para as equipas responsáveis pelos processos de recrutamento e selecção, esta abordagem tecnológica permitida pelo HCM é ainda mais importante se pensarmos que a employee experience começa logo no recrutamento. «Não existem segundas oportunidades para causar boas primeiras impressões», refere Luís Antunes. «O recrutamento é o primeiro contacto de um candidato com uma empresa e é nesta fase que começa a employee journey.» Assim, «a primeira impressão que o candidato tiver, marcará de forma indelével a imagem que vai guardar para o futuro, sobre aquela empresa. O candidato deve ter uma experiência, durante o processo de recrutamento, que lhe permita imaginar como seria bom trabalhar naquela empresa.»

Para Luís Antunes, existem cinco momentos fundamentais que marcam a employee experience:

1. O texto e a imagem do anúncio
Um anúncio de emprego transmite mais do que uma oportunidade de trabalho; transmite também a cultura da empresa e aquilo de que os candidatos poderão vir a beneficiar se a vierem a integrar. O anúncio deve também apresentar ao potencial colaborador o que ele pode vir a acrescentar, quais os desafios que terá, e que competências e atitudes se espera que tenha. Sobretudo, o anúncio deve mostrar a que necessidade do candidato a oportunidade pode dar resposta.

 

2. Portal do Candidato
Este é o local da solução HCM da PHC Software onde o candidato submete a sua candidatura. Trata-se de um portal pensado para proporcionar ao candidato a melhor experiência de utilização. A imagem deste portal deve estar alinhada com a da empresa em termos de look and feel; e deve transmitir o seu propósito e valores. O candidato deve sentir que consegue transmitir, em poucas repostas, as razões pelas quais considera ser uma mais-valia. Do lado da empresa, deve haver a preocupação de perguntar apenas aquilo que não está nem no CV, nem no perfil de LinkedIn do candidato. Estes documentos podem ser anexados no portal, bem como um vídeo de informação e portefólio.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Outubro (n.º 142) da Human Resources.

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